O Prefeito Renan encaminhou à Câmara Municipal, na manhã da última segunda-feira (22), o Projeto de Lei n° 007/2021, de 12 de fevereiro de 2021, para criação, funcionamento e regulamentação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), modalidade I, em Upanema.
O PL foi apresentado em Plenário e encaminhado para análise das Comissões da Casa, com sua votação prevista para a próxima sessão ordinária.
Em razão da população mínima de 20 mil habitantes exigida pelo Ministério da Saúde, o CAPS de Upanema será instalado em parceria com o município de Campo Grande. Dessa forma, os pacientes da vizinha cidade também serão atendidos em Upanema.
A gestão do CAPS será de Upanema, incluindo a contratação dos professionais de saúde e a oferta dos atendimentos. Da mesma forma que os recursos serão repassados ao Fundo Municipal de Saúde local.
O CAPS I realiza atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, e será constituído pelos seguintes profissionais: Médico, Psiquiatra, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Técnico de Enfermagem.
Renan destacou que conta com o apoio da Casa para aprovação do projeto e implantação desse importante equipamento de saúde em Upanema.