Pelo quarto ano consecutivo, a Serenata Cultural vem se consolidando e ganhando cada vez mais espaço no calendário de eventos de Upanema. A próxima edição acontece às 21 horas do domingo (05), com o tema: “Saudades em Canção”.
A Serenata Cultural é um evento artístico-cultural, e é o espaço de celebração do patrimônio histórico e imaterial do povo de Upanema, trazendo um resgate da música, histórias, e de pessoas folclóricas do município que anualmente são homenageadas.
O evento começou no ano de 2017, de forma simples e despretensiosa, atualizando essas memórias e celebrando a cultura e as tradições upanemenses; revivendo as antigas serenatas, lembrando os amores, promovendo a convergência de homens e mulheres das mais variadas idades.
“Resgatar e promover os valores da música romântica tocada e cantada pelos nossos conterrâneos antigos, nas serenatas aos pés das janelas das donzelas e na pracinha da Matriz. Músicas que tinha sentido e boas letras”, lembra Giovanni Bezerra, que é um dos idealizadores do evento.
Assim como nos anos anteriores, o cenário da Serenata Cultural em 2020 vai ser as principais ruas do centro da cidade, fazendo paradas em pontos que marcaram muitas gerações, como por exemplo o antigo Café do Tonico, que na época servia de palco para os cantadores de viola.
A largada vai ser dada no palco da Festa da Padroeira, localizado em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, seguindo pelas ruas Manoel Bezerra, Salviano Florêncio, João Marques, Francisco Marques e finalizando no Bar do Neguinho, situado na Avenida Getúlio Vargas.
A cada esquina, uma pausa no cortejo para render as homenagens aos conterrâneos, principalmente aqueles que se destacaram na cultura de Upanema, tais com: Aldemir Gonçalves, Aldo de Marlene, Antenor Tibúrcio, Anterim, Antônio de Elizeu, Aparecida Costa, Arlindo Pereira, Artemísio, Bastos, Bauzin, Carlinhos do Bar, Chico Bafo, Chico Dantas, Chico de Marica, Chico Inácio, Chico Lopes, Chico Preto, Chiquito Fernandes, Dãlzinho, Divaldo, Dr. Armando, Elias Gregório, Etelvina, Fabiano Paula, Francisco Basílio (Canquim), Francismar, Gerson do Bar, Gildenor Roque, Gileno Freire, Gilvan Fonseca, Imídia, Ivaldete (Deca), Jaime de Augusto, João Batista de Antenor, João Batista de Zé Serafim, Josafá Inácio, Luis Ferreiro, Maria José Bezerra, Mria José Fonseca, Manoel Delmiro, Manoel Inácio, Maria Gama, Maria Romana, Martins do Bar, Medeiros de Emídia, Nem de Elizeu, Neném Rocha, Nezinho Gregório, Nilton, Paulo de Zé Serafim, Pompeu, Raimundinho de Luquinha, Raimundo Lino, Rosvaldo, Salete de Luquinha, Socorrinha de Jalmiro, Tibúrcio Fonseca, Tonico, Venceslau, Walter de Zé Cabral, Zé de Cocó, Zé de Paula, Zé Lopes Neto e Zé Mílton.
O cortejo vai seguir ao som das vozes dos talentosos artistas da terra, como Aldo Silva, Clécio Azevedo, Giovanni Bezerra, Joacir Costa, Júnior Carvalho, Raimundo Carvalho, Raimundo Gama, Valdemar Costa e Valério Costa, além de outros que ao longo do percurso terão a oportunidade.
Todos estão convidados!