Barack Obama Reeleito

O presidente dos EUA, Barack Obama, reeleito após vencer o republicano Mitt Romney na eleição da véspera, disse nesta quarta-feira (7) que, para os Estados Unidos, “o melhor ainda está por vir” e que ele volta à Casa Branca “mais determinado e inspirado” para o segundo mandato.

Obama, que ganhou mais quatro anos para continuar implantando seu programa de mudanças, teve dificuldades para iniciar seu discurso. A plateia gritava para o presidente: “Mais quatro anos! Mais quatro anos”.

MACONHA LIBERADA
Os eleitores do Colorado aprovaram uma medida que o transforma no 1º estado dos EUA a legalizar a posse e a venda da maconha para uso recreativo, em contraste com a legislação federal. Partidários da emenda à Constituição estadual declararam vitória após a apuração mostrar apoio de quase 53%.

POLÊMICA ESTUPRO
A senadora democrata Claire McCaskill manteve o seu assento pelo estado do Missouri ao derrotar o republicano Todd Akin, que criou polêmica na campanha após declarar sobre “estupro verdadeiro”. “Se for um verdadeiro estupro, o corpo da mulher tenta por todos os meios bloquear isso”, disse.

RECORDE TWITTER
A eleição presidencial havia gerado, até o início da noite de terça-feira (6), 11 milhões de tuites. Segundo anúncio do Twitter, o número faz do pleito americano o evento político mais tuitado da história, à frente do primeiro debate entre o democrata Barack Obama e o republicano Mitt Romney.

LOCAIS DE VOTAÇÃO
A votação foi realizada em locais dos mais variados. Em San Francisco, na Califórnia, mulher votou em prédio dentro de cemitério. Em Pasadena, eleitora depositou em concessionária de veículos. Outro registrou seu voto em um posto eleitoral montado em um salão de jogos em Chicago

SENADORA LÉSBICA
A representante democrata de Wisconsin, Tammy Baldwin, fez história ao se tornar a primeira lésbica assumida a ser eleita como senadora nos EUA, ao derrotar o ex-governador Tommy Thompson. A vitória foi significativa, já que, desde 2006, uma emenda à Constituição estadual proíbe o casamento gay.

Fonte: Globo.com

Deixe um comentário