Uma pesquisa divulgada na última quarta-feira, 16 de março, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo mostra que a segurança e a disciplina na escola são as principais preocupações entre os pais.
O estudo foi encomendado ao Cespe, que realiza pesquisas e provas no Brasil, para analisar o perfil da rede. Foram ouvidas 502,3 mil pessoas, entre alunos, pais e educadores, em novembro do ano passado.
Em um ranking sobre a rede municipal de ensino, a “disciplina do aluno” levou a nota mais baixa entre 11 itens: 5,6, seguido por “segurança”, com nota 6,2. Outro problema detectado pelos pais foi o “conhecimento da escola sobre seus problemas de ensino”, que tirou 6,8 pontos.
No entanto, para o secretário Alexandre Schneider, a segurança não é uma questão que merece tanta ênfase.
– A violência dentro das escolas é quase nula e existe mais fora [no entorno dos colégios].
Mesmo assim, ele disse que há planos para “ampliar a rede de vigilância privada, que monitora com câmeras as escolas”. Schneider afirmou que, atualmente, 370 centros de ensino têm este tipo de tecnologia.
Para melhorar essa questão, explica, a Secretaria de Educação vai conversar com a pasta de Segurança do Estado, afim de “intensificar as rondas escolares”.
– É preciso entender melhor o que é essa insegurança que os pais sentem.
Dados positivos
Por outro lado, os pais entrevistados se mostraram bastante otimistas em relação aos outros itens. A “localização da escola” teve média 8,2. A “capacidade dos professores” se saiu bem, com 8,1 pontos.
“Cadernos de apoio e aprendizagem” teve média 8, o que indica que os responsáveis pelas crianças estão satisfeitos com o material escolar usado pelos filhos.
Esses cadernos elogiados pelos pais foram implementados em 2010, conta Schneider, e, segundo ele, 75% dos professores disseram que “ajuda em sala de aula e faz os alunos aprenderem mais”.
Fonte: R7