O alistamento militar, obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos, agora pode ser feito pela internet. Além das 5,3 mil Juntas Militares espalhadas pelo país, que realizam o serviço de forma presencial, 20 estados já aderiram ao Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar, incluindo Pernambuco. O recrutamento acontece até 30 de junho.
Ontem, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou a Junta Militar de Olinda e destacou os benefícios do sistema online. “Antes o jovem tinha que comparecer cinco vezes e enfrentar filas, mas agora tudo pode ser feito em casa, em apenas uma etapa. É uma facilidade, pois ele recebe também pela internet o seu certificado de alistamento, fundamental para ingressar em universidades, solicitar passaporte ou fazer concurso. Caso seja selecionado, deverá comparecer às outras etapas para prestar o serviço militar obrigatório e constitucional”, comenta o ministro.
Para se alistar, é necessário entrar no site www.alistamento.eb.mil.br, informar a data de nascimento e o número do CPF. Após a validação dos dados, é preciso preencher uma nova página com nome do pai, série que cursa, além de perguntas sobre a saúde que correspondem aos critérios militares para servir. O investimento para a realização do alistamento militar deste ano foi de R$ 7,6 milhões.
Leia mais aqui.