A Secretaria Municipal de Assistência Social registrou hoje, terça-feira (3), um pedido que deve servir de exemplo para toda a sociedade. Um beneficiário do Bolsa Família procurou a equipe do Cadastro Único para pedir o desligamento voluntário do programa.
Adairton Souza da Silva disse que estava pedindo o desligamento devido à renda de sua família ter ultrapassado a máxima exigida pelo programa, que é de R$ 77,00. Ele disse que agora conta com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e por isso decidiu pedir o desligamento do Bolsa Família.
Ao tomar conhecimento da iniciativa de Adairton, o prefeito Luiz Jairo deu os parabéns e disse que a medida dele deve servir de reflexão para todos. “Num momento em que vemos falar tanto de corrupção, uma atitude como essa deve ser motivo de orgulho e de exemplo para todos”, ressaltou.
Uma das importantes ações realizadas pela Prefeitura de Upanema na atual administração municipal foi a regularização do Cadastro Único. Graças a essa regularização foi possível acabar com as distorções no Programa Bolsa Família, ou seja, pessoas que recebiam o benefício sem ter necessidade foram excluídas.
Além de atualizar os dados de todas as famílias inscritas no Cadastro Único (3.423), a Prefeitura de Upanema também intensificou o acompanhamento das condicionalidades, alcançando 93,7% no acompanhamento da frequência escolar, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, e 91,2 % no acompanhamento da saúde das famílias.
Com essas ações, o Programa Bolsa Família beneficiou, no mês de março de 2016, 2.222 famílias, representando uma cobertura de 106,1 % da estimativa de famílias pobres no município, de acordo com dados oficias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.