A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, quer zerar a demanda por cirurgia de catarata agora em 2016. A ofensiva contra a doença foi iniciada em 2015 com a ampliação dos procedimentos cirúrgicos disponibilizados à população.
Anteriormente, a Prefeitura disponibilizava apenas duas cirurgias por mês, por meio de pactuação com Mossoró. Desde o ano passado, mais dez procedimentos cirúrgicos de catarata passaram a ser autorizados mensalmente em Alexandria, um incremento de 500%.
Com essa medida, mais de cem pacientes foram atendidos em 2015, em alguns casos, com procedimento cirúrgico nos dois olhos. O aposentado Antônio Domingos da Costa, 74 anos, está na lista das pessoas beneficiadas com a ampliação das cirurgias. Ele diz que está tendo uma nova vida desde que fez a cirurgia e recuperou a visão. “Estou muito satisfeito por ter conseguido fazer a cirurgia e com o resultado dela”, declarou.
Além da cirurgia, a Prefeitura também oferta todos os demais procedimentos necessários, incluindo a realização de exames, como o de risco cirúrgico, e o transporte para os pacientes.
Demanda zero
O objetivo da Prefeitura é zerar a demanda por cirurgias de catarata ainda no primeiro semestre deste ano. Nos dois primeiros meses de 2016, já foram realizados mais dez procedimentos cirúrgicos. Agora em março, será feito um mutirão com mais 22 cirurgias em Alexandria, graças a uma cota extra conquistada pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde. “A determinação do prefeito Luiz Jairo é que todas as pessoas com catarata sejam atendidas. Afinal, ele e todos nós sabemos a importância da visão. Felizmente, graças à ampliação dos procedimentos, estamos bem próximos atender a demanda existente”, destacou a secretária de Saúde, Goreth Sales.