PROFESSORES APROVAM PROPOSTA DE PAGAMENTO DE REAJUSTE DO PISO NACIONAL

Em assembleia realizada, na noite desta quinta-feira (25), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), os professores da rede municipal de ensino aprovaram proposta de pagamento do reajuste do piso nacional apresentada pela Prefeitura de Upanema.

Pela proposta apresentada e aprovada, já no mês de fevereiro será feito o pagamento de 2/6 do reajuste de 11,36% determinado pelo Ministério da Educação (MEC). Caso não haja sequestro de recursos para devolução do Fundeb repassado indevidamente a todos os municípios do Rio Grande do Norte em 2015, o pagamento dos 3/6 restantes será efetuado no mês de abril ou no mês seguinte.

O pagamento dos 3/6 também será feito integralmente entre abril e maio caso seja efetivado o empréstimo oriundo da operação para compensação às perdas dos royalties ou ainda se o Município receber os recursos relativos ao ressarcimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pela queda do coeficiente de 1.0 para 0.8 no primeiro semestre de 2015.

Ao tomar conhecimento da aprovação da proposta, o prefeito Luiz Jairo agradeceu à compreensão dos professores e destacou que a decisão é também um reconhecimento ao esforço que a gestão municipal tem feito para cumprir todos os seus compromissos com os servidores municipais, incluindo os da educação. “Os professores sabem que a nossa gestão sempre que teve recursos suficientes pagou o reajuste do piso integralmente, como foi feito em 2013 e 2014. Infelizmente, em 2015 e 2016 a crise econômica nos impediu de continuar pagando todo o percentual de uma só vez, mas não demos às costas para os professores. Apresentamos propostas dentro do limite da capacidade financeira do Município para assegurar que esse direito do magistério fosse assegurado. Felizmente, e agradeço, a categoria compreendeu o momento por qual passa os municípios, não só Upanema, e reconheceu o esforço da nossa gestão aprovando as nossas propostas”, ressaltou Luiz Jairo.

Deixe um comentário