O prefeito Luiz Jairo reuniu, nesta quarta-feira (7), sua equipe de secretários e coordenadores municipais para discutir medidas de contenção de gastos para enfrentar esse período de crise econômica que Upanema atravessa. O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito e contou com a participação dos secretários André Teixeira (Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural), Aparecida Moura (Controladora-Geral), Cinthia Lianne (Governo e Patrimônio), Elsimar Carvalho (Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano), Gorethe Sales (Saúde), Jane Maria (Administração e Recursos Humanos), Kátia Medeiros (Planejamento e Finanças), Rivanda Bezerra (Assistência Social) e Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto), além de coordenadores de todas as pastas.
Luiz Jairo apresentou levantamento da atual situação econômica do Município e anunciou medidas que serão adotadas para a contenção de despesas que se juntarão as que foram implantadas desde o início deste ano.
O prefeito informou que vai baixar decreto regulamentando os cortes que serão feitos. “Reunimos nossa equipe administrativa, secretário e coordenadores, principalmente aqueles que trabalham mais diretamente com geração de despesa, para que a gente possa encontrar uma formar de conter os gatos considerando o quadro de dificuldades que passam os municípios do Brasil. Nosso objetivo é fazer com que a administração funcione gerando economia, mas sem prejudicar os serviços essenciais. Nossa missão é chegar ao final do ano com os serviços funcionando e sem rombo nos cofres públicos”, destacou Luiz Jairo.
Cinthia Liane chamou atenção para que todas as secretarias economizem em tudo que for possível. “É importante que as pessoas saibam que a mesma crise que está afetando todas as cidades do país também está ocorrendo aqui em Upanema. É inadmissível que algumas pessoas tenham conhecimento disso e trate as coisas como se em Upanema não houvesse crise e nós não fossemos afetados por ela”, ressaltou a secretária.
Luiz Jairo acrescentou que as medidas que serão adotadas são para evitar que Upanema passe por problemas maiores que prejudique os serviços básicos e, até mesmo, os salários dos servidores.
Treinamento – Antes da reunião, a equipe toda participou de treinamento sobre a geração de despesas com o contador Francisco Brito. O objetivo foi capacitar os servidores para que eles gerem despesas de acordo com a legislação vigente evitando que o município e pessoas físicas possam sofrer processos por erros cometidos durante o processo.
“Estamos qualificando os servidores para executar a receita e a despesa do Município de acordo com a legislação e prestar contas corretamente. Mostramos hoje o passo a passo de como executar a despesa pública e prestar contas posteriormente, bem como os cuidados que devem ser observados tanto pela comissão de licitação como pelos secretários quando estão elaborando o planejamento. O objetivo do prefeito com essas qualificações é que haja uma boa gestão dos recursos públicos, que possa atender a demanda da sociedade e que tenha uma prestação de contas aprovadas pelos órgãos de controle externo”, destacou Francisco Brito, consultor do Município.