Foto: Thiago Gama
O professor aposentado e curandeiro, Antônio Batista de Souza, 81 anos, natural de Felipe Guerra/RN, afirma que desde a sua juventude, é capaz de transformar-se em qualquer animal inclusive “lobisomem”. ‘Antônio Padeiro’, como é conhecido, conta que lecionou durante 33 anos na Escola Municipal Valdomiro Pedro Viana, na comunidade rural de Sitio do Góis, município de Apodi/RN, e garante que lecionar nunca foi o seu principal dom, mas sim, a magia.
O fato é que ao longo das últimas décadas, pessoas de diversas partes do Brasil, viajaram milhares de quilômetros, somente para obter uma “consulta espiritual”, com o cidadão humilde, de baixa estatura, detentor de uma história repleta de obscuridades, de suposta ligação com o sobrenatural, a qual divide opiniões entre os felipenses. Afinal, seu Antônio realmente se transforma em lobisomem e outros animais? Eis a questão.
Resolvemos contar um pouco da história do seu Antônio. Para isto, fomos até o mesmo, que reside há muitos anos em uma casinha humilde e repleta de peculiaridades, situada na Rua Francisco Diógenes, no centro de Felipe Guerra/RN.
Ao chegarmos ao endereço, mesmo sem aviso prévio, fomos recebidos com todo carisma e a irreverência de seu Antônio, que logo nos convidou para entrarmos indagando-nos: “O que vocês querem com este velho, chegando assim tão cedo e tão ‘pradiantes”?” Explicamos que o nosso objetivo era colher com o mesmo algumas informações, às quais nos permitissem contarmos um pouco de sua História. Seu Antônio logo se mostrou gostando da ideia. “Entrem e sentem-se. Encontraram-me em um dia bom, pois, estou disposto a falar sobre qualquer assunto. Portanto, vão perguntando que eu vou respondendo.” Disse seu Antônio, nos deixando bastante a vontade.