COMER GRÃOS INTEGRAIS TODO DIA PODE PROTEGER CORAÇÃO DE DOENÇAS GRAVES, SEGUNDO ESTUDO COM 100 MIL PESSOAS
Uma pequena tigela de mingau por dia pode ser uma chave para vida longa e saudável. A sugestão é embasada por um grande estudo realizado pela Universidade de Harvard que associou o consumo de grãos integrais a um risco menor de morte por doença cardíaca.
Já é de conhecimento popular que os grãos integrais são benéficos para a saúde, mas essa é a primeira pesquisa a se concentrar no impacto a longo prazo do alimento. Pesquisadores da prestigiada instituição americana acompanharam mais de 100 mil pessoas ao longo de mais de 14 anos, monitorando a saúde e a dieta delas.
Todos os envolvidos no estudo eram saudáveis em 1984, quando se inscreveram. Em 2010, porém, mais de 26 mil haviam morrido. Os pesquisadores perceberam, então, que os indivíduos que tinham por hábito comer grãos integrais, como mingau de aveia, arroz integral, milho e quinoa, pareciam protegidos contra muitas doenças, particularmente de coração.
Aveia já é refeição de escolha para muitos atletas e também para pessoas tentando emagrecer, que acreditam que o alto teor de fibras fornece energia por mais tempo. Mas os cientistas descobriram que, para cada 28 gramas de grãos integrais consumidos por dia (o equivalente a uma pequena tigela de mingau), o risco de todo tipo morte foi reduzido em 5%, e de morte por doença do coração, em 9%.
“Estes resultados sustentam mais as orientações alimentares atuais que recomendam aumentar o consumo de grãos integrais”, disse o principal autorda pesquisa, Wu Hongyu, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. “Eles também fornecem evidências que sugerem que uma dieta enriquecida com grãos integrais pode conferir benefícios para uma expectativa de vida estendida.”
Continue lendo clicando AQUI