PREFEITURA INICIA CAMPANHA E DEVE VACINAR MAIS DE TRÊS MIL ANIMAIS CONTRA A RAIVA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Saúde, deve vacinar mais de 3 mil animais contra a raiva. A campanha de vacinação antirrábica foi iniciada no último dia 17 de outubro e tem como meta imunizar 1.993 cães e 1.401 gatos.

A vacinação está sendo realizada pelos agentes de endemias nas zonas urbana e rural. As equipes estão indo de casa em casa para chegar a todos os animais. O foco maior, no momento, é na “cidade” que concentra grande parte de cães e gatos e nas pequenas localidades rurais. Na sequência, os agentes visitarão os projetos de assentamento maiores.

A campanha é desenvolvida em parceria com a II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), com sede em Mossoró. No ano passado, a prefeitura foi elogiada por ter ampliado o raio de alcance de vacinação, com um número muito maior de animais imunizados em relação ao ano anterior e ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Goreth Sales, informou que todos os cães e gatos serão vacinados, incluindo os que vivem nas ruas, sem dono. “Nossos animais são como crianças, também precisam de cuidados. A aplicação da vacina antirrábica é uma forma de demonstrar carinho pelo animal, por estar cuidando da saúde dele e também toda a família. Contamos com a participação de todos na preparação dos animais para a imunização para facilitar o trabalho dos agentes e agilizar a campanha”, ressaltou.

No Rio Grande do Norte ocorreram no período de 2005 a setembro de 2014 oito casos de raiva em cão. Desde 2005 foram registrados três casos de raiva em felinos. O RN apresenta circulação do vírus rábico em todas as regiões do estado nas diferentes espécies. Desde 2005 já foram registrados casos em 132 morcegos, 59 bovinos, 26 raposas, 8 cães, 8 equinos, 3 felinos, 2 ovinos, 1 asinino, 1 suíno e 1 humano.

A alta positividade da raiva em morcegos e raposa é uma grande preocupação em função do contato que estes animais podem vir a ter com cães e gatos não imunizados, daí mais uma vez a importância de vaciná-los durante a campanha.

A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e que se manifesta por sintomas neurológicos. É transmitida por mamíferos através de contato com a saliva do animal doente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Os sinais indicativos de raiva variam conforme a espécie. Geralmente nos animais carnívoros (cães, raposas, gatos) é observada agressividade (raiva furiosa), nos herbívoros é apresentada paralisia (raiva paralítica). Porém em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento; mudança de hábitos alimentares; mudanças de hábitos; paralisia das patas traseiras; nos cães o latido torna-se diferente do normal, parecendo rouco.

Deixe um comentário