A abertura do Intercolegial e da Semana Cultural 2014, na noite desta terça-feira, 09, foi marcada pela emoção. Os estudantes das escolas participantes arrancaram lágrimas do público presente à Praça de Eventos com belíssimas apresentações teatrais. Antes de se apresentarem, as escolas fizeram um “arrastão” pelas ruas convidando a população para participar.
Cada escola apresentou um tema e não faltaram palmas do grande público para o desempenho dos “atores estudantes” das escolas municipais Maria Gorete e Vicente de Paula Rocha (Pereiros); e estaduais Calazans Freire e Alfredo Simonetti.
A abertura contou com a participação de diretores, professores e estudantes das escolas participantes, além das secretárias Leonilde Sobral (Educação, Cultura e Desporto) e Rivanda Bezerra (Assistência Social); vereador Carlinhos Professor (PR); diretor geral do Intercolegial Luan Caesar; e população em geral. O prefeito Luiz Jairo cumpria agenda em Natal e não pode participar.
A escola Vicente de Paula Rocha, da zona rural, abriu as apresentações falando do cartonista Ziraldo; seguida vieram às escolas Maria Gorete com o tema Ditadura Militar; Alfredo Simonetti com a Primeira Guerra Mundial; e Calazans Freire com o escritor Pedro Bandeira.
Todas as apresentações foram belíssimas para complicar a vida do Júri composto Rivanda Bezerra, Joãozinho Escóssia (diretor teatral), Boanerges Perdigão (dançarino) e Kléber Godói (produtor cultural), responsáveis pela avaliação das apresentações.
Leonilde Sobral destacou que a principal proposta do Intercolegial é a valorização da cultura, a promoção do desporto e a aplicação de novas estratégias de interdisciplinares na educação do município.
A iniciativa foi aprovada por todos. Diretora da escola Maria Gorete, Maria Yaponiradisse que o evento contribui com a cultura dos alunos. “Desde o ano passado que este vento vem oportunizando não só os alunos do Maria Gorete, mas todos os outros do município, mostrarem seus talentos diante de um público diversificado. Iremos dar continuidade e a cada ano tentar trazer ainda mais conhecimento e cada vez mais a participação da comunidade escolar”, ressaltou.
Os estudantes falaram do esforço que foi feito para a realização de belas apresentações. “O apoio que a escola nos deu foi muito importante. Muitos eram tímidos, não queriam se apresentar, mas os trabalhos desenvolvidos pela escola nos fizeram ter coragem para participar e mostrar nossos talentos. Todos na escola se empenharam para que estivéssemos aqui hoje, desde o professor, funcionários, alunos e a direção. Gostei muito de hoje e estamos na torcida pela vitória”, declarou Lara Raab, estudante do 7° na escola Maria Gorete.
A disputa apenas começou. O Intercolegial tem sequência até quinta-feira com disputas esportivas e a Gincana Cultural.