Docentes de 16 estados pedem cumprimento de lei que determina piso salarial para profissionais de nível médio
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convocou nesta terça-feira uma paralisação nacional dos professores de escolas públicas para reivindicar o cumprimento da lei que estabelece um piso salarial para a categoria. De acordo com a CNTE, servidores de 16 estados confirmaram a paralisação.
A Lei do Piso, sancionada em 2008, determina que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio ganhe menos de 950 reais para uma carga horária de 40 horas semanais. O valor corrigido para 2011 é de 1.187 reais.
Segundo a CNTE, porém, professores de algumas localidades do país ainda não recebem o valor estipulado por lei. Adicionalmente, a instituição pede negociação com o governo federal para que o valor seja elevado para 1.597 reais.
Segundo a Revista Veja. Representantes da CNTE têm reunião marcada com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na tarde desta terça-feira.
Segundo a Confederação, os estados que vão aderir à manifestação são Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.