SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA REÚNE DEZENAS DE EDUCADORES

988369_568457979900897_1939897115_n
O 1° Seminário de Educação Inclusiva de Upanema reuniu dezenas de educadores e futuros educadores na Câmara Municipal no último sábado, 23. Realizado pela Prefeitura de Upanema, através da Secretaria de Educação e Desportos, o Seminário teve o seguinte tema: “A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva”.

Com a participação de diretores, professores de vários níveis de ensino e de escolas públicas e particulares, além de estudantes do ensino superior, o evento contou com palestras de duas especialistas em educação inclusiva, Francisca das Chagas Andrade de Oliveira e Maria Linduína. “A abordagem das palestras foi à inclusão de pessoas portadoras de deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva ou visual, na educação. Esse foi um momento para discutirmos de que forma a aprendizagem deve chegar a esse público”, destacou Francisca das Chagas.

Mesmo não contando com nenhum aluno portador de deficiência, a diretora da Escola Municipal 13 de Maio, Maria Marilene, disse que o seminário foi de extrema importância para debater um assunto tão importante quando à inclusão. “Precisamos estar preparados e acessíveis para recebermos essas crianças. E dispor de todo o conhecimento para que elas não sejam isoladas nas atividades escolares diárias”, argumentou.

A coordenadora municipal de Educação, Rosemary Sobral, comemorou o sucesso do seminário e destacou que a discussão do tema é muito válido, pois é uma obrigação do poder público assegurar o acesso a educação para as pessoas portadoras de deficiência. “Não é só o poder público que tem que cumprir com a sua obrigação. Nós, educadores, também temos que fazer a nossa parte se preparando para receber esse público. O Seminário teve e alcançou o objetivo de disseminar essa temática”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Upanema

Deixe um comentário