PREFEITURA JÁ ESTÁ REALIZANDO TESTE DO OLHINHO EM BEBÊS E CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS DE IDADE EM UPANEMA

A Prefeitura de Upanema já esta realizando teste do olhinho em bebês e crianças menores de 5 anos na Unidade Básica de Saúde Dr. José Naelson Bezerra, no bairro Conceição de Upanema.

Os testes são realizados pela enfermeira Clara Butija e tem o objetivo de atestar se criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

O agendamento é feito através das equipes do ESF, nas UBS, com a caderneta da criança e/ou o cartão do pré-natal.

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) defende a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.

*Com informações da SBP

AISAMAQUE PARTICIPA DE REUNIÃO BIMESTRAL DO CBH APODI-MOSSORÓ

O vereador Aisamaque Dalyton (PT), acompanhou a reunião ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Apodi-Mossoró, realizada na manhã da última sexta-feira (16) na Sala de Reuniões da Câmara de Upanema.

O encontro contou ainda com a presença do presidente do Comitê, Rodrigo Guimarães; Diretor-Presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), Caramurú Paiva; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, Aguinaldo Fernandes, entre outros representantes, como funcionários do IBAMA.

As reuniões ocorrem bimestralmente, com representantes da sociedade civil organizada, organizações governamentais e usuários da bacia que compõe o Comitê, a qual Upanema está inserido.

Após o encontro, os participantes fizeram uma visita a barragem de Umarí.

UFC É VICE-CAMPEÃO DA COPA OESTE 2019

O momento é de parabenizar não só os atletas, mas toda a torcida do Upanema Futebol Clube (UFC) pelo excelente resultado na Copa Oeste 2019.

A equipe de Upanema alcançou ontem à tarde o segundo título de vice-campeão na competição, jogando contra o time de Serra do Mel. O primeiro foi conquistado no ano de 2009.

Na partida de ontem, realizada no Estádio Leonardo Nogueira (Nogueirão), o UFC saiu na frente, com gol de Netinho Soares, mas recusou no segundo tempo, quando Serra do Mel virou e marcou dois gols.

A torcida de Upanema marcou presença com um grande número de torcedores, entre os quais o secretário municipal de Governo e Patrimônio, Renan Fernandes, e o ex-prefeito de Upanema, Jorge Luiz (sem partido); os vereadores Larmack Carvalho (PP) e Gineton Costa (PSD) também estiveram presente.

A competição é promovida pela Liga Desportiva Mossoroense – LDM e reúne equipes da região.

PREFEITURA DE UPANEMA INICIA PROJETO CALÇADA DIGNA

A Prefeitura de Upanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, no dia 14 de agosto, o projeto Calçada Digna. O objetivo é informar e ouvir a população em relação aos serviços públicos de saúde.

A primeira edição do projeto foi realizada no bairro Pêgas, com a equipe a Unidade Básica de Saúde Maria Marlusa de Medeiros Bezerra (ESF II), em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Unidade Mista de Saúde Raimundo Nonato Cândido.

“O projeto foi pensado após encontros promovidos com as equipes e observando a necessidade de ouvir os moradores”, destaca a secretária municipal de Saúde, Goreth Sales.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde e contará com a participação das demais secretarias municipais para troca de informações entre o Município e a população, a cada 15 dias.

AISAMAQUE, FRANKLIN, IBINHA E O PRESIDENTE MONTHALGGAN, PRESTIGIAM ATIVIDADES DE FÁTIMA E JEAN-PAUL EM UPANEMA

Os vereadores que compõe a base de apoio ao prefeito Luiz Jairo (PL) na Câmara Municipal, acompanharam as atividades promovidas pelo Governo do Estado e o mandato do Senador Jean-Paul Prates, entre a quinta (15) e sexta-feira (16) em Upanema.

Ainda na quinta, os parlamentares prestigiaram a entrega de cheques do Programa de Microcrédito Potiguar para mais de 100 empreendedores de Upanema no Ginásio Municipal Wilneran Cabral dos Santos. Uma iniciativa do Governo do Estado, através da Agência de Fomento do RN (AGN) que está proporcionando a circulação de mais de R$ 300 mil reais no município.

Já nesta sexta-feira, o presidente Monthalggan Fernandes (PSB) e os vereadores Aisamaque Dalyton (PT), Carlinhos Garcia (Pode), Franklin Moura (PRP), Higor Tallison (Pode) e Ibamar Costa (PL) acompanharam a visita do senador Jean-Paul Prates a Upanema.

Neste último encontro, realizado no sítio Curral da Várzea, Jean-Paul fez um breve relato de sua trajetória, prestou contas de seu mandato e falou do trabalho que vem sendo feito pela professora Fátima Bezerra no Governo do Estado, reafirmando seu compromisso em trabalhar pelo desenvolvimento social, cultural e econômico dos municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Em ambos os eventos, o prefeito Luiz Jairo esteve presente.