As viagens são uma das principais prioridades entre os objetivos de vida ou financeiros dos brasileiros — superando a compra ou troca de carro. É o que mostra a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025, encomendada pelo Ministério do Turismo e realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
Para 26% dos entrevistados, viajar perde apenas para o desejo de investir (39%), comprar ou trocar a casa própria (38%) e abrir o próprio negócio (33%). A compra ou troca de carro foi citada por 15% dos entrevistados, seguido de eletrodomésticos/eletrônicos (7%), casar ou realizar uma festa (5%) e realizar procedimentos estéticos (3%). Outros 7% não souberam ou não responderam. Cada respondente podia escolher três prioridades.
Entre quem ganha de um até cinco salários mínimos, o desejo de viajar está na prioridade de 48% dos entrevistados. Esse percentual é de 40% entre quem recebe mais de cinco salários mínimos.
As belezas naturais, os preços baixos e a vontade de reencontrar familiares e amigos são os principais motivadores. Já os destinos brasileiros em alta na preferência são Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro.