A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (Sindserpup), professora Kalênia Lígia, participou ativamente das eleições para a escolha dos novos diretores e vice-diretores de quatro das nove unidades da Rede Municipal de Ensino de Upanema, realizadas na terça-feira (17). A votação aconteceu entre as 7h e 17h, com o acompanhamento de autoridades e membros da comunidade escolar.
As eleições ocorreram em unidades tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. Na zona urbana, as eleições foram realizadas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Severino Ramos Martins de Moura e na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, além das Escolas Municipais Rita Dantas Veras e Vicente de Paula Rocha, localizadas na zona rural.
Na zona urbana, Kalênia visitou o CMEI Professor Severino Ramos Martins de Moura, onde as candidatas aos cargos de direção eram as professoras Maria Goreth Gomes Campina, para o cargo de diretora, e Maria da Conceição de Oliveira Gonçalves Carvalho, para o cargo de vice-diretora. Na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, disputaram os cargos de direção o professor Inácio Araújo de Souza, como diretor, e Maria de Conceição de Carvalho Costa Mendonça, como vice-diretora.
Kalênia Lígia destacou a importância do processo democrático, afirmando que “tivemos uma eleição dentro da normalidade, envolvendo alunos, seus pais e funcionários, em um processo que é democrático e de extrema importância para o bom funcionamento dessas unidades de ensino”.
Na zona rural, o Sindserpup também teve representação. Os diretores José Edson de Carvalho e Antônia Nereide Costa acompanharam as eleições nas Escolas Municipais Rita Dantas Veras, no Projeto de Assentamento São Manoel II, e Vicente de Paula Rocha, no Sítio Pereiro. Na Escola Rita Dantas Veras, foram eleitas a diretora Rosangela Maria de Aquino e a vice-diretora Salizete Alves de Carvalho. Na Escola Vicente de Paula Rocha, os eleitos foram Raimunda Nonata Costa e Silva, para o cargo de diretora, e Antônio Edgar Lopes Bezerra, como vice-diretor.
Processo Democrático nas Escolas de Upanema
O processo eleitoral transcorreu de forma tranquila, com ampla participação da comunidade escolar, envolvendo não só os profissionais da educação, mas também os alunos e seus familiares. O processo de Gestão Democrática ocorre em unidades com mais de 100 alunos, e é uma maneira de garantir que as escolhas de diretores e vice-diretores reflitam as necessidades e expectativas da comunidade escolar.