CARROSSEL DA LEITURA PROMOVE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA LEITURA POTIGUAR

No próximo dia 10 de outubro, o município de Upanema será o palco do Projeto Carrossel da Leitura, o maior programa de incentivo à leitura no Rio Grande do Norte, que desde 2019 vem promovendo a literatura potiguar e proporcionando experiências culturais únicas para crianças e jovens,promovendo inclusão e acessibilidade inclusive contando agora com tradução em libras de todas as atividades .

A iniciativa, que será iniciada às 14h no Ginásio da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo, terá a presença de importantes autores potiguares.

Por meio da Lei Paulo Gustavo, o projeto que conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação José Augusto, visa democratizar o acesso à leitura em sete municípios do estado. Nesta edição em Upanema, os autores potiguares Élida Suennia, Denise Martins, Adriano Gomes e Drika Duarte se reunirão para compartilhar suas obras com a atenta plateia. A contadora de histórias Bárbara Cristina será responsável por abrir o evento, trazendo vida e emoção à literatura local, através da Contacao de histórias.

Em 2024, o Carrossel já passou por cidades como Taipu, Pureza e Riachuelo, e ainda visitará localidades como São Bento do Norte, Comunidade Quilombola de Bom Jesus e a Escola Indígena da Comunidade Catu. Em cada parada, o foco está no incentivo à leitura e destacando a riqueza da produção literária potiguar.

A programação incluirá contação de histórias, interação com os autores e uma sessão de autógrafos especial, onde as crianças que participarem ativamente terão a oportunidade de levar para casa livros autografados. As bibliotecas escolares também serão beneficiadas, com a distribuição de livros e a disponibilização de um móvel itinerante para facilitar o acesso contínuo às obras nas escolas públicas.

Ao todo, 700 livros serão distribuídos nas sete cidades contempladas pelo projeto, além de 10 audiobooks que estarão disponíveis no canal do YouTube do Carrossel da Leitura, permitindo que as obras dos autores potiguares alcancem ainda mais leitores.

Com um olhar voltado para municípios de menor desenvolvimento, o projeto tem como missão fortalecer a leitura como ferramenta de transformação social e pessoal, incentivando o contato direto entre autores locais e suas comunidades.

Deixe um comentário