50% das vagas são reservadas à população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos
A Escola de Criação da Casa da Ribeira está com pré-inscrições disponíveis para o curso livre “Moinho de Ideias” que será ministrado por Clotilde Tavares, nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, das 15h às 18h, na Casa da Ribeira. Podem participar artistas e não-artistas criadores a partir dos 16 anos de idade, que queiram aprofundar-se em suas áreas de criação e, também, para iniciação de novos artistas. Logo em seguida haverá também a abertura das inscrições para o Laboratório Dramatúrgico: “Dramaturgias Clássicas e Documental e Ancestralidade como Potência” com Henrique Fontes e Alessandra Augusta. Todos os cursos têm garantia de acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos. As inscrições são completamente gratuitas!
O curso Moinho de Ideias visa apresentar as escritas possíveis para os diferentes gêneros literários, mostra também as possibilidades de fruição desses gêneros e as diferenças entre eles, numa espécie de “alfabetização estética” em literatura. Tem como objetivo principal, demonstrar as expectativas da imaginação na criação de situações que poderão ser levadas à cena numa escrita teatral. O curso é uma metáfora para a mente imaginativa, que tritura sem parar o cotidiano, extraindo-lhe o suco dos significados, mas sempre arranjando um lugar onde o rejeito possa ser reaproveitado.
Os interessados podem fazer a pré-inscrição através do Sympla https://www.sympla.com.br/eventos?s=casa%20da%20ribeira. Mais informações, siga a Casa da Ribeira nas redes sociais @casadaribeira.
Saiba mais sobre os ministrantes dos cursos livres para o segundo semestre de 2024
– Clotilde Tavares (curso Moinho de Ideias) – é artista, cordelista, escritora, atriz, dramaturga, folclorista, pesquisadora, violoncelista, médica e professora aposentada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nasceu na Paraíba, mas reside em Natal há anos. Após a aposentadoria, segue em plena atividade cultural. É autora de vários livros, mais de dez peças escritas e encenadas. Será ministrante do curso Moinho de ideias na Escola de Criação.
– Henrique Fontes (Laboratório Dramatúrgico: “Dramaturgias Clássicas e Documental e Ancestralidade como Potência”) – Ator, diretor, dramaturgo e produtor, Henrique é natural de Manaus e radicado em Natal, cidade na qual construiu uma carreira sólida. Na bagagem, muitas décadas dedicadas ao teatro, com dezenas de montagens, passagem pelos grupos Clowns de Shakespeare, Casa da Ribeira, Coletivo Atores à Deriva, Beira de Teatro, Maine Masque Co. (EUA) e Carmin, com o qual recebeu os prêmios Shell-Rio de Melhor Dramaturgia, Cesgranrio de Melhor Espetáculo, Humor de Melhor Dramaturgia, Espetáculo e Direção; Botequim Cultural de Melhor Autoria e Questão de Crítica, todos pela peça A Invenção do Nordeste.
– Alessandra Augusta (Laboratório Dramatúrgico: “Dramaturgias Clássicas e Documental e Ancestralidade como Potência”) – atriz com múltiplas atuações nas artes cênicas e no audiovisual, Alessandra é graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cursa atualmente a Especialização em Ensino de teatro Pós-Graduação Lato Sensu no Campus IFRN/PARNAMIRIM. Tem experiência na área de Arte/educação, Pesquisa e Articulação Social Artística, Produção Cultural e Locução (dublagem, narração e apresentação de/em eventos institucionais público e privado), atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro Negro, Feminismo, Escrevivência, Ancestralidade e Dramaturgia Autoral.
Escola de Criação
No total, passaram mais de 100 educandos(as/es) pelos cursos de formação já realizados. A Casa da Ribeira cumpre, assim, sua missão de democratizar o acesso às oportunidades educativas para o desenvolvimento humano através das artes de forma gratuita e continuada, possibilitando que mais pessoas possam participar ativamente de nossas atividades em cultura e educação.
A Escola é uma realização da Casa da Ribeira. A Casa +Negra Diversidade, no segundo semestre de 2024, conta com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura – Governo Federal.