Beber água, fazer sexo e comer um alimento gostoso. O que essas atividades têm em comum? Todas elas podem proporcionar que certas partes do cérebro liberem dopamina, um composto químico, como meio de fornecer feedback prazeroso a outras partes do órgão. Ou seja: a sensação de bem-estar e prazer após transar também pode aparecer depois de tomar água, promovendo a hidratação.
A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que analisou a produção de dopamina após a ingestão de água em camundongos sedentos. Os resultados revelaram que certa parte do cérebro liberou dopamina em resposta à hidratação.
Os experimentos envolveram a restrição de água em camundongos sedentos que tiveram acesso ilimitado à água por cinco minutos, enquanto os pesquisadores monitoravam as ondas que vinham da área tegmental ventral (VTA) no cérebro, um meio de medir quanta dopamina está sendo produzida. Como esperado, os níveis de produção de dopamina aumentaram assim que os camundongos começaram a beber.
Então, 10 minutos depois, os níveis de dopamina aumentaram novamente, coincidindo com a quantidade de tempo que levou para a água que eles bebiam chegasse ao cérebro. O experimento foi repetido, mas, desta vez, os pesquisadores adicionaram sal à água. O segundo aumento na dopamina foi muito menor devido ao impacto desidratante do sal.
Fonte: Metrópoles