O Governo do Estado sancionou a lei do ‘Circo Vivo’ de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT) que garante espaços públicos destinados à instalação e funcionamento de circos, trupes, associações artísticas itinerantes garantindo o acesso de seus integrantes às redes de saúde, educação e segurança no Rio Grande do Norte.
O Projeto do Circo Vivo foi construído junto aos artistas e fórum de cultura potiguar e garante espaços públicos destinados ao funcionamento dos circos e assegura aos artistas circenses o acesso às redes de saúde, segurança e educação em todo o RN.
A parlamentar enalteceu a importância da Lei ao observar as condições adversas vivenciadas pelas famílias circenses em todo o Brasil.
“Geralmente as famílias circenses sobrevivem em condições adversas, especialmente diante da fragilidade da estrutura sanitária ofertada a estas comunidades pelas municipalidades que as sediam. Assim, considerando que os circenses e suas famílias são o elo mais frágil da cadeia da indústria do entretenimento, impõe-se a necessidade de buscarmos a estes, proteção administrativa especial para a execução de suas atividades assegurando garantia de direitos e condições sanitárias dignas de sobrevivência”, disse Isolda.
De acordo com dados do Setorial o Circo do RN, o estado conta, atualmente, com 28 circos em trânsito, 34 famílias de tradição e 14 trupes em atividade.