Na campanha Outubro Rosa, realizada durante todo o mês de outubro pela conscientização com relação ao câncer de mama, as palavras “prevenção” e “diagnóstico precoce” andam juntas, com foco de informar e esclarecer a sociedade sobre a doença.
O diretor do setor de oncologia do Sistema Hapvida, médico Alexandre Gomes, alerta para a necessidade de se trabalhar o diagnóstico precoce do câncer de mama. O profissional explica que com o diagnóstico precoce, as chances de sucesso no tratamento chegam até a 99%.
No entanto, ele explica também que é preciso, junto com o diagnóstico precoce da doença, fazer a prevenção da doença.
Entre as medidas necessárias, ele cita como fundamentais para prevenir o câncer de mama, o controle do sobrepeso e o acompanhamento nutricional. O médico ainda orienta as pessoas a evitar comidas enlatadas e processadas. Este tipo de alimentação pode ser fator de risco com relação ao câncer.
Ele também lembra que mulheres que amamentam estão menos propensas a ter a doença. “A amamentação é um fator de proteção ao câncer de mama, a mulher que amamenta tem um risco menor de câncer de mama”, destaca.
Por outro lado, o profissional lembra que o cigarro e o consumo de álcool devem ser evitados, pois são potencializadores do câncer. “O tabagismo e o etilismo aumentam a frequência dos casos”, resumiu o profissional.