A Prefeitura de Upanema, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, fez adesão ao projeto Pró-Ave Caipira, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).
Inicialmente, a EMPARN vai fornecer 12 mil pintos até o final do ano. As aves serão adquiras em parceria entre a Prefeitura de Upanema e os produtores rurais, cada parte investindo 50% do valor de R$ 2,20 por pinto.
Cada produtor pode adquirir até 100 aves, ou seja, serão atendidas no mínimo 120 famílias. O cadastro para participação do projeto já está aberto na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apresentação de originais e cópias do RG e CPF.
Segundo a EMPARN, o projeto consiste na produção e comercialização de pintos de um dia das linhagens Pescoço Pelado e Tricolor. “Os animais recebem tratamentos específicos e vacinas para atender as regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), sendo então postos à venda com garantia de qualidade e a preços acessíveis”, destaca.
A Prefeitura de Upanema vai investir mais de R$ 13 mil em recursos próprios para incentivar a produção de galinha caipira. A primeira remessa dos pintos será entregue no próximo mês de junho.