A deputada federal Carla Dickson (PROS-RN), se posicionou contra o Projeto de Lei N/ 399/2015, que regulamenta o plantio de maconha comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos, ou partes da planta. Conforme a parlamentar, a matéria da forma que foi proposta, abre uma brecha para a legalização total droga no Brasil. Ela enfatiza que a matéria libera o plantio e uso da maconha até em alimentos.
“Não tenho como votar favorável a projeto que legaliza o cultivo e uso da erva da forma que está sendo colocado. O projeto libera o cultivo inclusive para uso em comida, não tenho como votar a favor. Eu defendo o uso do Canabidiol somente para fins medicinais, voltado àqueles pacientes que realmente precisam, do jeito que proposta foi apresentada, não tenho como” conclui a deputada.
Atualmente, a Lei Antidrogas proíbe em todo o território nacional o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, com exceção para aquelas plantas de uso exclusivamente ritualístico religioso e no caso de fins medicinais e científicos.