Em agenda em Brasília-DF, o presidente da Colônia de Pescadores de Upanema, Dedé de Cafú, participou de audiência na última sexta-feira (14) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), buscando solucionar problemas relacionados ao pagamento do Seguro Defeso para a categoria. O encontro contou com a participação da deputada federal Natália Bonavides (PT), e representantes da pesca artesanal de outros estados.
Dedé, que também responde pela Coordenação de Pesca de Upanema e pela Federação dos Pescadores do Rio Grande do Norte (FEPERN), relata que mesmo estando aptos a receberem o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), muitos pescadores em todo o país estão tendo dificuldades para receber os repasses do benefício. “Fomos recebidos pelo Coordenador de Atendimento, Ailton Nunes, que se comprometeu em estabelecer as tratativas para a resolução do problema”, destacou o presidente.
“O nosso mandato tem compromisso com a pesca artesanal. Os pescadores e pescadoras são os que mais defendem a lisura do Seguro Defeso, por entenderem sua importância ambiental e social”, acrescentou a deputada Natália.