
A Prefeitura de Upanema, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, iniciou nesta terça-feira (28) a perfuração do primeiro poço piezômetro para monitoramento semestral do solo do aterro sanitário. Ao todo, serão perfurados três poços no entorno do aterro sanitário, atendendo solicitação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) para renovação da licença ambiental.
A coordenadora municipal de Meio Ambiente, Lusinacia Pinheiro, destaca que essa é uma maneira de prevenir que o solo seja poluído pela célula do aterro, onde são depositados os resíduos sólidos da cidade. “As informações do monitoramento serão repassadas semestralmente ao Idema, sendo essa uma medida para garantir a renovação da licença ambienta do aterro sanitário”, destaca.
A perfuração dos poços também é importante para prevenir possíveis danos ambientais, através do monitoramento do nível freático. “Outra finalidade da instalação e do monitoramento de poços piezométricos é para medir o nível de chorume e geração e/ou medição de gases em aterros”, complementou Lusinacia.