Rigidez na fiscalização e aumento no número de postos também contribuíram para a economia
Elevada ao nível de prioridade dentro da gestão da Governadora Fátima Bezerra, a economia de combustível nos veículos oficiais do Rio Grande do Norte atingiu excelentes números em 2020, e gerou economia de quase 10 milhões de reais. Sob gerenciamento compartilhado entre Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESED) e a Secretaria de Estado da Administração (SEAD), a frota de automóveis é monitorada por chips eletrônicos e percorre distâncias menores para abastecimento com a inclusão de mais postos cadastrados em todo o Estado.
Segundo dados fornecidos pela Coordenadoria de Patrimônio (COPAT) da SEAD, o volume consumido em litros de combustível, sendo gasolina e óleo diesel, no biênio 2017-2018 foi de 17.283.969, contra 14.890.427 litros no biênio 2019-2020. Com uma redução econômica de 2.393.542 litros de combustível, o governo do Rio Grande do Norte teve uma economia financeira de R$ 9.383.283,025. Para a concretização do valor monetário economizado, a COPAT realizou um cálculo baseado na quantidade de litros abastecida na frota de veículos, dividido pela média ponderada dos valores de combustível ano a ano desde 2017.
A razão para a melhor utilização dos recursos está fundamentada no trabalho efetivo de controle e fiscalização realizado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) da SESED, que realizou todo o recadastramento da frota estadual, estabelecendo um maior controle das cotas de combustível para cada veículo por meio da instalação de chips de monitoramento nos tanques dos automóveis.
Além da maior rigidez na fiscalização, outro ponto que contribuiu para a economia foi o aumento do número de postos de combustíveis cadastrados para abastecimento no Rio Grande do Norte. Até o final de 2018, o Estado tinha apenas 12 postos credenciados, atualmente a gestão conta com 27. A adesão de novos postos contribui para a redução das distâncias no deslocamento até o abastecimento dos veículos da frota, principalmente fora da Grande Natal. O cadastro mais recente aconteceu na primeira semana de janeiro, com a adesão de um posto de gasolina na cidade de Bom Jesus, distante 46 km da capital.
De acordo com o Coronel Kleber Macedo, diretor do CIOSP, a estruturação do monitoramento em todo o Rio Grande do Norte eleva a expectativa para que a economia nos próximos anos seja ainda maior. “Por determinação da Governadora, o novo modelo de gestão de frota foi implantado com muito sucesso no estado. Em dois anos de gestão conseguimos economizar um valor muito significativo em volume e em reais, com o aumento da fiscalização, do monitoramento e a adesão de mais postos no Interior, a expectativa é que essa economia cresça”, ressaltou.
CONSUMO EM NÚMEROS
Biênio 2017-2018: 17.283.969 litros de combustível
Biênio 2019-2020: 14.890.427 litros de combustível
VOLUME ECONOMIZADO: 2.393.542 litros de combustível
VALOR ECONOMIZADO: R$ 9.383.283,025