A Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retorna ao Rio Grande do Norte pela 5ª vez para a realização de mais um programa de correção de lábio leporino e fenda palatina, a partir de 13 de janeiro. Na missão humanitária de Mossoró devem ser realizadas cerca de 50 cirurgias entre os dias 15 e 18 do mesmo mês.
Desde o primeiro programa no Estado, foram atendidos mais de 409 pacientes, com 220 cirurgias realizadas e mais de 3.600 consultas médicas gratuitas oferecidas.
Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 13, no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, com os documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes (realizados até 3 meses antes da missão), caso tenha. Paciente e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Quem foi operado em 2018 também deve retornar nesta data para realizar a consulta pós-operatória de 1 ano.
Após a triagem, os pacientes selecionados passarão por cirurgia com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital Wilson Rosado, a partir do dia 15 de janeiro. Um time de 60 voluntários da área da saúde do Brasil e de outros países participará da missão.
“Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital Wilson Rosado tem o prazer de disponibilizar sua estrutura hospitalar para transformar sonhos em realidade na vida de crianças, jovens e adultos portadores de lábio leporino e fenda palatina, através das cirurgias. Para todos que fazem parte do Hospital este é um nobre gesto de carinho, respeito e responsabilidade social, além de apoiar e garantir a Operação Sorriso no Rio Grande do Norte por mais um ano”, ressalta Marcos Moura, Diretor Administrativo do Hospital Wilson Rosado.
Também pela quinta vez, a Voltalia Energia do Brasil é parceira da Operação Sorriso na missão de Mossoró. Para Robert Klein, CEO da companhia, ações humanitárias como essa são responsáveis por impactar positivamente a vida de adultos e crianças, desde a ajuda na inserção no mercado de trabalho até a melhora da autoestima de forma ampla. “Gerar energia limpa é, sem dúvida, nosso negócio, mas, acreditamos que podemos fazer ainda mais promovendo o desenvolvimento local das regiões que estamos presentes e temos feito isso através de mais de 40 projetos sociais até hoje, na área de educação, saúde e sustentabilidade. Espero que iniciativas como essa sejam percebidas pelo mercado para que outras empresas se somem aos nossos esforços apoiando projetos tão sérios como a Operação Sorriso”, afirma Klein.
“Toda missão celebramos a realização do sonho dos nossos pacientes. Este ano encerramos um ciclo de 5 anos do patrocínio destes sonhos pela Voltalia. Estou certo que a comunidade de empresários do Rio Grande do Norte se espelhará neste exemplo para dar continuidade no desenvolvimento do atendimento continuado aos pacientes com fissura labiopalatina”, ressalta Charles Rosenburst, diretor executivo da Operação Sorriso.
A ONG é patrocinada por empresas como: Voltalia, BNDES, Copel, Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, Bradesco Seguros, Cargill, CitiEsperança, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, Hasbro, Icatu Seguros, ImageWay, Infobip, LDS Church, Medtronic, Mindray, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Silimed, Simplis, Talenses Group, Temasek, UPS, Way Models, White Martins e Approach Comunicação.
O Albem (Albergue de Mossoró), Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, Hospital Wilson Rosado, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Mossoró, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br.