Upanema foi um dos municípios que mais se destacou na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019). No total, 21 alunos, das redes municipal e estadual, foram premiados com medalhas ou receberam menção honrosa. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e o professor Josiel Gondim, que faz parte dos quadros da Rede Municipal de Ensino, também foram agraciados com prêmios em razão do desempenho dos alunos do município na OBMEP 2019.
Upanema e Cruzeta são os dois únicos municípios do Rio Grande do Norte cujas secretarias de Educação foram premiadas com o troféu ofertado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), entidade realizadora da OBMEP. Além disso, o prêmio é inédito para Upanema.
Josiel Gondim também faz parte de um grupo seleto de apenas três professores do estado que foram premiados, juntamente com um representante de Cruzeta e outro de Pedro Velho.
A lista de alunos de Upanema premiados é extensa. Somente a Escola Municipal Professora Maria Gorete ganhou cinco medalhas de bronze e três menções honrosas. No total, 21 estudantes de Upanema receberam medalha ou menção honrosa.
Esse resultado não é por acaso. É fruto do apoio que a gestão do prefeito Luiz Jairo vem dando para a preparação dos estudantes para a OBMEP nos últimos anos.
O professor Josiel Gondim, responsável direto pela preparação dos alunos, relata que os resultados começaram a aparecer depois que a participação na OBMEP passou a ser incentivada. “Antes não tínhamos resultado, que começaram a surgir depois dessa preparação voltada especificamente para a Olimpíada”, ressalta.
A secretária municipal de Educação, Simone Bezerra, comemorou o resultado inédito e afirmou que a gestão do prefeito Luiz Jairo vai continuar apoiando essa e outras iniciativas que buscam elevar a qualidade da educação de Upanema. “Ficamos muito felizes por se tratar do resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos com o apoio da atual gestão municipal. Vamos continuar incentivando para que a educação de Upanema continue se destacando”, exaltou.
A premiação da OBMPE 2019 será entregue no próximo ano. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Confira a lista de alunos premiados:
Medalha de Bronze
Samuel Lazaro Carvalho R. Barros – Maria Gorete
Lucas Gabriel de Medeiros Freitas – Maria Gorete
Havila Yasmim Alves Fernandes – Maria Gorete
Diego Henrique dos Santos Correia – Maria Gorete
Abner Jezreel Souza Gondim – Maria Gorete
Ananda Cristinny de Oliveira Carvalho – Alfredo Simonetti
Aretuza Raquely de Oliveira Costa – Alfredo Simonetti
Joyce Rafaele Silva de Aquino – Alfredo Simonetti
Menção Honrosa
Lívia Raquel Paulino de Aquino – Alfredo Simonetti
Ledson Kaic Garcia de Medeiros – Alfredo Simonetti
Kaio Bruno da Silva Meneses- Alfredo Simonetti
Joel Carlos de Carvalho Tawares Bezerra –
Ewerton Emanuel Custodio Silva – Maria Gorete
Placido da Silva Franca – Alfredo Simonetti
Valeria Nirelly da Silva Duarte- – Maria Gorete
Atara Rellen Araujo Silva – Alfredo Simonetti
Misia Lais Dantas Gondim- Alfredo Simonetti
Rafael Carvalho Oliveira – Maria Gorete
Stanley Silva Goncalves Bezerra – Calazans Freire
Hgor Lemuel Silva Nunes – Calazans Freire
Daniel Lucas da Silva Melo – Calazans Freire