Onze dos 19 vereadores da Câmara Municipal de Santa Rita (PB) foram presos em flagrante pela Operação Natal de Luz, na madrugada desta terça-feira (5), sob a suspeita de desviar dinheiro público para custear despesas de uma viagem feita para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A comitiva de vereadores foi presa durante seu trajeto de retorno ao município da região da Grande João Pessoa.
A operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB) identificou que foram gastos R$ 69 mil somente em diárias, no passeio realizado sob a alegação de participar de um suposto evento de quatro dias de capacitação de agentes públicos, com uma única manhã de programação com palestra, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, em um resort.
O presidente da Câmara de vereadores de Santa Rita, Anésio Miranda (PSB), foi o único a se pronunciar em entrevista coletiva, na qual afirmou que todos os vereadores alvo da operação participaram do evento com suposto tema de compliance (sobre normas para cumprir e se fazer cumprir normas legais e regulamentares). Mas, de acordo com o panfleto divulgado do V Seminário Regional de Agentes Públicos, trataria do tema de “desenvolvimento sustentável”.
Diário do Poder