Com o tema “Aleitamento materno beneficia à saúde da mãe e do bebê”, foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (07) a VI Semana do Bebê de Upanema.
A solenidade de abertura foi realizada na Câmara Municipal e contou com a participação do vice-prefeito Anísio Júnior, representando o prefeito Luiz Jairo; secretários municipais Aparecida Moura (Controladora Geral); Goreth Sales (Saúde), Jane Maria (Administração e Recursos Humanos); Kátia Medeiros (Finanças e Planejamento), Simone Bezerra (Educação, Cultura e Desporto) e Sueli Oliveira (Assistência Social); vereadores Aisamaque Dalyton e Ibamar Costa; articuladora do Selo Unicef, Jozenilda Alves, gestantes e profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social.
Como convidado, o evento contou com a presença do ginecologista Canindé de Freitas, que falou sobre a importância da amamentação até o sexto mês de vida da criança, além de ter tirado dúvidas a respeito da gravidez e do parto.
Na oportunidade, Anízio Júnior fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Bebê Prefeito, Gabriel Freire Tavares, de 4 anos, que será o prefeito do município até a conclusão da Semana do Bebê na próxima sexta-feira (11). Em sua fala, o “novo” prefeito desejou uma boa semana para todas as mulheres.
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Bezerra, destacou a importância da realização da Semana do Bebê. “Cada um de nós pode fazer algo que venha a desenvolver as potencialidades de nossas crianças e a nossa proposta, quanto gestão, é intensificar ações que contribuam para esse desenvolvimento”.
A secretária municipal de Assistência Social, Sueli Oliveira, foi escolhida madrinha da Semana do Bebê e falou sobre a responsabilidade da função. “Ser madrinha me faz se comprometer ainda mais em planejar e executar políticas públicas que melhore a vida das mães e das crianças. O futuro das crianças precisa ser cuidado agora”, ressaltou.
O secretário municipal de Governo e Patrimônio, Renan Mendonça, foi escolhido o padrinho do evento, que contou ainda com apresentação cultural executada pelas crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Severino Ramos Martins de Moura, com o apoio de professoras e diretoria.