Uma das novidades dos Intercolegial Upanema 2019 foi a proposta de execução de várias atividades extracurriculares.
Objetivando incentivar às escolas a realizarem novas práticas pedagógicas, o Intercolegial 2019 sugeriu algumas atividades para as escolas, 38 ao todo, de acordo com o edital, incluindo palestras sobre diversos temas como drogas e meio ambiente, criação de Jornal Escolar, participação em Olimpíadas de cunho científico, realização de feiras e mostras científicas, concursos de tabuadas e festivais literários.
O festival, que chega neste ano em sua 7ª edição, incentivou a participação no Programa Saúde na Escola, o cumprimento da Lei municipal da Hora Cívica, a periodicidade das reuniões dos pais e a execução de um projeto pedagógico que cada escola criou como atividade do Intercolegial do ano passado.
Para o diretor do evento, Luan Caesar, este foi o desafio prioritário desta edição: “Nós construímos o Intercolegial a cada ano, e fazia parte dessa construção que um dia pudéssemos utilizar o evento para o incentivo dessas atividades na escolas. Estamos satisfeitos pois neste ano colocamos em prática e a comunidade escolar recebeu muito bem”, destacou.
Além de executar as atividades, as escolas têm que postar fotografias e descrição da atividade no Facebook. O prazo para execução de todas as atividades encerra nesta sexta-feira (30).
“Tivemos nesses últimos meses, as redes sociais bombardeadas com atividades das nossas escolas. A educação está em movimento e, para nós, é uma satisfação enorme ver o envolvimento de alunos, professores e os pais na escola” exaltou a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Bezerra.
As escolas que cumpriram todas as atividades poderão somar 197 pontos no cômputo geral do Intercolegial, somados aos resultados de outras modalidades que acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de setembro dentro da programação da Festa de Emancipação Política de Upanema.