Inclusão reconhece o município como cidade turística do Rio Grande do Norte
O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma.
Para voltar a fazer parte do Mapa do Turismo, o município cumpriu uma série de exigências, seguindo novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre as quais a obrigação de participar de instâncias de governança e a criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Fundo Municipal do Turismo (FONTUR), através da Lei Municipal n° 671, de 22 de abril de 2019.
O secretário de Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Giovanni Bezerra destaca que o Município cumpriu todas as exigências e entregou recentemente toda a documentação necessária para que pudesse ser novamente inserida e reconhecida como uma cidade turística, o que implica diretamente na participação das políticas públicas do Ministério do Turismo, como editais, entre outras ações.
Upanema, que faz parte do Pólo Costa Branca, se destaca em várias potencialidades na área do turismo, como os eventos tradicionais: carnaval, festa de emancipação política, festa do esporte, congressos evangélicos, festa da Padroeira, além das belezas como a barragem de Umari, Terminal Turístico “José Reis de Oliveira”, pedra do Sino e as pinturas rupestres.
Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.