AISAMAQUE E MONTHALGGAN PARTICIPAM DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE A CAERN E BARRAGEM DE UMARI

A Câmara Municipal de Upanema sediou duas audiências públicas entre as manhãs de sexta (21) e segunda-feira (24), para discutir a situação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da Barragem de Umari (Senador Jessé Pinto Freire),respectivamente.

No primeiro encontro, a audiência teve como foco discutir a problemática dos constantes desabastecimentos de água na cidade, em virtude dos rompimentos da adutora que traz água da zona rural até a sede do município. O encontro viabilizou uma parceria entre a empresa e a Prefeitura de Upanema, a fim de realizar a substituição de 1 km da tubulação até o final do ano.

Já na segunda-feira, a Câmara foi palco do encontro promovido pela Assembleia Legislativa do RN, por meio de proposição apresentada pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), para apresentar à população a real situação da barragem de Umari, que é considerado o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte.

O presidente da Câmara, vereador Monthalggan ressaltou a importância do debate. “Trabalhamos de acordo com as demandas apresentadas pela população, e junto ao Executivo vamos cobrar a resolutividade desses problemas para amenizar os transtornos e trazer tranquilidade aos moradores da cidade”, informou.  

Nos dois encontros, os vereadores Aisamaque Dalyton (PT) e o presidente da Casa, Monthalggan Fernandes (PSB), cobram providencias imediatas para solução do problema e colocaram seus mandatos à disposição.  

“É muito importante destacar um ponto que não tem sido lembrado nesta audiência, que é a manutenção da comporta da barragem, que está quebrada há muito tempo. Com ela podemos aumentar ou diminuir sua vazão no período de inverno, e assim minimizar os riscos à população”, disse Aisamaque.  

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), descartou a possibilidade de rompimento do manancial, mas ressaltou a importância de sua manutenção, que demanda recursos e poderá ser viabilizada por meio de emendas parlamentares da Bancada Federal, acatando sugestão dos encaminhamentos retirados na reunião.

Deixe um comentário