LULA COMPETA 1 ANO DE PRISÃO NESTE DOMINGO. É O PRIMEIRO EX-PRESIDENTE PRESO POR CRIME COMUM

Ex-presidente da República foi preso no dia 7 de abril de 2018 para cumprir 12 anos e 1 mês de prisão por crime de corrupção e lavagem de dinheiro no processo do triplex de Guarujá. O líder petista já foi condenado em outro processo da Lava Jato

Por César Santos/JORNAL DE FATO

Na noite de 7 de abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegava a Curitiba (PR) para começar a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP), consequência da Operação Lava Jato. Ele foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e da Segurança, com pena elevada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula se entregou à Polícia Federal mais de 48 horas após a expedição do mandado de prisão. Ele permaneceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). O local foi transformado em palanque por ele e pelo PT, com cobertura ao vivo das emissoras de TV e rádio do Brasil. De lá, o ex-presidente saiu a pé e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam. Antes, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância.

Lula também fez um discurso que durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos no dia 7 de abril de 2018. Lula disse que não iria “correr” “nem se esconder” e repetiu que seria um preso inocente, “preso político”.

Na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula passou a viver em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4° andar do prédio, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. Também foi autorizada a instalação de uma TV no local.

Leia na íntegra AQUI.

Deixe um comentário