Um dos momentos mais esperados da festa de emancipação política de Upanema ocorre nesta quinta-feira (14), às 19 horas. É a primeira apresentação do espetáculo Tributo a Upanema, que está cercada de expectativa e deve receber enorme público na estrutura montada na Praça de Eventos.
Sob a direção atual de Joriana Pontes, o espetáculo reúne 65 atores locais – crianças, adolescentes, jovens e adultos dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social – e vai contar em um novo formato os 64 anos de história de Upanema.
Neste ano, a história vai girar em torno de seis personagens, que narrarão à história de nossa cidade, desde os seus primeiros habitantes até 2017, dando ênfase ao atual momento de crescimento e desenvolvimento do município.
O assistente de direção e roteirista, Leonardo Wagner, esconde o jogo, mas adianta que uma das novidades será a participação de coro cantando durante toda a apresentação, que terá cerca de uma hora. “Nós vamos utilizar recursos da cultura popular, brincadeiras infantis, danças folclóricas e músicas nordestinas para narrar a história da saga que construiu a cidade, desde os índios Pêgas, passando pela vila e a formação da cidade”, destaca.
Leonardo Wagner acrescenta que outra novidade é o dinamismo das cenas, que permitirá que diversos recursos sejam utilizados em apenas uma hora de espetáculo. “Teremos coisas de circo, colorido, rio e vamos ter índios, colonizadores, pessoas da cidade, feira e a igreja da cidade. Vamos retratar muito bem a fé, os romeiros, sertanejos e a construção da cidade através de carros de boi e chegando a 2017 com o crescimento da cidade, novas tecnologias, mas sempre com o espírito interiorano e sertanejo”, complementa.
Antes mesmo do início do espetáculo à noite, os atores já estarão em cena pela manhã, visitando as ruas da cidade e fazendo o convite corpo a corpo à população, com muita alegria e irreverência.
Além da apresentação desta quinta-feira (14), o Tributo a Upanema também será encenado na sexta-feira (15), às 21 horas, novamente na Praça de Eventos.