O prefeito Luiz Jairo se reuniu nesta quarta-feira (10), em seu Gabinete, com o comandante do 12º Batalhão de Policia Militar (12° BPM), Tenente Coronel Humberto Hermógenes, para tratar de convênio com o Governo do Estado que vai reforçar a segurança pública em Upanema.
A reunião também contou com a participação do comandante do destacamento da Polícia Militar de Upanema, Sargento Juscelino de Santana, e ultimou o processo burocrático para que Upanema receba reforço policial. A partir do convênio, o município vai se responsabilizar pelo pagamento de atividades que ele delegar aos policiais.
Luiz Jairo destacou que praticamente todo o processo burocrático já foi superado e a expectativa é que os policiais extras comecem atuar com trabalho ostensivo nas zonas urbana e rural de Upanema já partir do dia 20 de maio. “Já contamos com a lei municipal aprovada pelos vereadores autorizando o convênio e também publicamos o decreto fixando os valores dos serviços que serão delegados pelo município, além de termos definido com o comandante do 12° BPM o número de policiais que reforçarão a segurança pública em nossa cidade. Agora, resta apenas formalizar o convênio com o Governo do Estado para que as ações comecem a ser executadas”, explicou.
O convênio nasce de uma provocação do Poder Judiciário e do Ministério Público e faz parte dos esforços da Prefeitura de Upanema para assegurar mais segurança em toda a cidade, mesmo não sendo essa uma obrigação municipal.
Além do reforço policial que se avizinha, outra boa notícia para a segurança pública de Upanema foi a entrega de uma nova viatura. O veículo, uma Pick Up S10, foi entregue pelo Tenente Coronel Humberto Hermógenes ao prefeito Luiz Jairo nesta quarta-feira. Agora, são duas viaturas da PM à disposição de Upanema. “Com mais essa viatura e o reforço de policiais, temos certeza que a segurança pública em nossa cidade vai passar por um novo momento, devolvendo a tranquilidade a todos”, ressaltou o prefeito.