A Prefeitura Municipal de Upanema (PMU) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae) vão desenvolver um projeto de fortalecimento da ovinocultura. Trata-se do projeto Cordeiro do Vale, que tem a finalidade de estimular a integração produtor rural e pontos de vendas, através da comercialização da carne de cordeiros.
Na última sexta-feira (28), o consultor do Sebrae, médico veterinário Carlos Henrique, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Nonato Garcia, visitou criadores de ovinos com potencial para participarem do projeto.
Inicialmente, cinco produtores rurais foram selecionados na localidades de Fazenda Bela Vista, São Felix, Riacho Fundo, Fazenda Alvorada e Riacho das Carnaúbas, de prioridade, respectivamente, de Hudson Bezerra, Luiz Carlos, Roniere Henrique, Moab Fernandes e Gilson Peixoto.
O produtor Gilson Peixoto conta com 56 ovinos em sua propriedade e destacou a importância do projeto Cordeiro do Vale. “O projeto vai possibilitar, por exemplo, a realização de ultrassom nas ovelhas, algo importante para o produtor saber quais animais tomaram cria e quais devem ir para o descarte, após o período de montagem”, ressaltou.
Carlos Henrique adiantou que os cinco produtores receberão acompanhamento técnico do Sebrae e deverão servir de modelo para outros produtores que demonstrarem interesse no projeto posteriormente. “Compete ao Sebrae fazer consultorias nas propriedades com o objetivo de promover uma melhoria no manejo dos animais, tornando a ovinocultura lucrativa para a propriedade”, destacou.
A PMU vai apoiar o projeto e incentivar a produção dos ovinos, além de auxiliar com máquinas e equipamentos no corte da terra. Já o produtor deve estabelecer junto ao consultor metas de melhorias no manejo dos ovinos e realizar as anotações necessárias para o controle dos custos na atividade.
O projeto Cordeiro do Vale será apresentado a todos os produtores no próximo dia 11 de maio, às 9 horas, na Câmara Municipal.