Em meio à crise e as inúmeras dificuldades pela qual atravessam os municípios brasileiros, a Prefeitura de Upanema continua INVICTA, sendo exemplo de uma gestão equilibrada, com a administração primando sempre pela organização, controle e zelo com os recursos públicos.
Esse tem sido o modelo adotado desde a primeira gestão do prefeito Luiz Jairo (PR), que está no seu 5º ano à frente da municipalidade e nunca teve NENHUMA parcela do Fundo de Participação dos Municípios – FPM zerado, justamente por ter mantido em dia suas obrigações com esses tipos de encargos. Assim como Upanema, nesses tempos de crise são poucos os municípios que conseguem fazê-lo.
O FPM é de fundamental importância para as prefeituras, uma vez que esses recursos são utilizados para quitação de diversas obrigações, tais como o pagamento da folha dos funcionários, por exemplo.
Só esse mês, na primeira cota, 25 cidades do Rio Grande do Norte tiveram seus FPM’s completamente zerados. Entre os motivos mais comuns para uma ou mais parcelas do FPM vir zerado, está no fato das obrigações sociais, como por exemplo, o não recolhimento do INSS patronal e dos servidores, o que acaba ocasionando a retenção dos recursos pela Receita Federal.
Municípios com FPM zerados na primeira cota de abril/2017:
1- Alto do Rodrigues
2- Brejinho
3- Caicó
4- Florânia
5- Galinhos
6- Gov. Dix-Sept Rosado
7- Grossos
8- Ielmo Marinho
9- Itajá
10-Jacanã
11-Jandaira
12-João Câmara
13-Marcelino Vieira
14-Martins
15-Nova Cruz
16-Pedra Grande
17-Pedro Velho
18-Pureza
19-São Bento do Norte
20-São José do Campestre
21-São Rafael
22-Sen. Georgino Avelino
23-Touros
24-Triunfo Potiguar
25-Umarizal.