Pelo menos 36 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste domingo (9), no Egito, após explosões atingirem duas igrejas coptas (cristãs) no norte do país. Um grupo que pertence ao Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques informou a agência de noticias Amaq.
Os cristãos são minoria no Egito (cerca de 10%) e pertencem à Igreja Ortodoxa Copta.
Os ataques acontecem no dia em que os cristãos celebram o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, e no mesmo mês em que está prevista uma visita do papa Francisco ao Egito. A viagem está marcada para os próximos dias 28 e 29 de abril e é a primeira do potifice ao oriente médio.
A primeira explosão ocorreu dentro da igreja copta de São Jorge, na cidade de Tanta, cerca de 100 quilômetros ao norte da capital Cairo. O ataque matou pelo menos 25 pessoas e feriu outras 78, segundo o Ministério da Saúde egípcio.
A segunda explosão aconteceu algumas horas depois da primeira, na parte de fora da igreja copta de São Marcos, em Alexandria, a cerca de 200 km do Cairo. Um homem-bomba matou 11 pessoas, incluindo três policiais, e feriu 35, acrescentou o ministério.
“Havia sangue em todo o chão e partes de corpos espalhadas”, disse uma cristã que estava dentro da igreja de Tanta na hora do ataque. “Houve uma enorme explosão no corredor. Fogo e fumaça encheram a sala, e os ferimentos foram extremamente graves” disse outa mulher.
FONTE: uol.com