Uma das importantes ações realizadas pela Prefeitura de Upanema na atual administração municipal foi a regularização do Cadastro Único. Graças a essa regularização foi possível acabar com as distorções no Programa Bolsa Família, ou seja, pessoas que recebiam o benefício sem ter necessidade foram excluídas.
Além de atualizar os dados de todas as famílias inscritas no Cadastro Único (3.423), a Prefeitura de Upanema também intensificou o acompanhamento das condicionalidades, alcançando 93,7% no acompanhamento da frequência escolar, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, e 91,2 % no acompanhamento da saúde das famílias.
Com essas ações, o Programa Bolsa Família beneficiou, no mês de março de 2016, 2.222 famílias, representando uma cobertura de 106,1 % da estimativa de famílias pobres no município, de acordo com dados oficias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Antes, existiam denúncias de que secretários municipais e até vereadores tinham suas famílias incluídas na lista de beneficiados do Bolsa Família. “A atualização do Cadastro Único com informações reais garante que apenas as famílias pobres recebem o benefício”, destacou Mayara Diniz, uma das responsáveis pelo Cadastro Único.
Elma Carvalho, também da equipe do Cadastro Único, observa que sempre que os dados precisam ser atualizados a família é informada por meio do extrato de pagamento do benefício. O atendimento na Secretaria Municipal de Assistência Social é realizado das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.