A prioridade dada a áreas essenciais, como saúde e educação, pela atual gestão municipal está refletindo na qualidade dos serviços disponibilizados à população. É o que atesta o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, que usa como base dados de 2013.
O IFDM é um estudo do Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
De acordo com dados do estudo, no primeiro ano da atual administração municipal, Upanema já evoluiu nos serviços públicos de saúde e educação. Esse avanço pode ser mensurado pelas notas que a FIRJAN deu a Upanema nesses dois setores. Na educação, Upanema saltou da nota 0,6098 para 0,6488. Na saúde, a nota subiu de 0,7218 para 0,7573. No ranking estadual, Upanema subiu nove posições na saúde e três na educação.
O prefeito Luiz Jairo comemorou os resultados na saúde e educação, mas observou que eles ainda não refletem todas as ações que foram implementadas desde o início do atual governo. “Com certeza, vamos evoluir muito mais nas próximas edições desse estudo, pois já serão avaliadas as ações realizadas em 2013, 2014 e 2015, que inclui a ampliação da rede básica de saúde, a oferta de especialidades médicas com o Nasf, ampliação de exames, recuperação e construção de escolas novas, melhoria do transporte escolar com a extinção do pau de arara, valorização profissional com o pagamento do piso e implantação do plano de carreira dos professores, entre muitas outras”, elencou, rapidamente.