Fonte: Blog do Professor Josiel Gondim
O Abatedouro Público Municipal de Upanema vem desempenhando suas funções de forma muito satisfatória e a população é quem está ganhando com isso. Antes de iniciado os trabalhos no abatedouro, animais eram mortos de forma clandestina e irregular. Agora, o abate dos animais tem destino certo, o Abatedouro Público Municipal.
A forma irregular com que eram abatidos os animais em Upanema sempre foi motivo de muita preocupação para a população. Quando o prefeito Luiz Jairo assumiu o governo em 01 de janeiro de 2013 encontrou a obra inacabada e em completo abandono. Um verdadeiro elefante verde, ou melhor, branco. Sabendo da importância dessa obra para a saúde da população o prefeito Luiz Jairo ordenou a imediata reforma do abatedouro utilizando para isso recursos do próprio tesouro municipal.
A obra depois de concluída tem dado à população a oportunidade de consumir uma carne inspecionada e de qualidade, acompanhada por profissionais devidamente capacitados. A população por sua vez, tem visto de perto o esforço do prefeito em promover o bem estar dos munícipes com serviços que tem melhorado a qualidade de vida do povo.
O abate de animais era totalmente fora dos padrões de higiene, sujeito a contaminação de bactérias, de ataques de cães e feito em qualquer lugar. Os marchantes não tinham local específico para sacrificar seus animais e o transporte dessas carnes era feito até mesmo de carroça. Hoje, a população é testemunha ocular de que a carne produzida no abatedouro tem procedência e com isso pode ser consumida tranquilamente.
O Médico Veterinário responsável pelo Abatedouro Luiz Cândido da Costa, Dr. Moab Fernandes diz que o abatedouro está aberto a qualquer vistoria da população ou órgão competente. “As instalações do abatedouro estão licenciadas pelo IDEMA , reconhecida pelo IDIARN (Instituto de Defesa Agropecuária Do Rio Grande do Norte) e registrado no CRMV (Conselho Regional de Médicina Veterinária), nós estamos atendendo toda a legislação vigente. Além da qualidade incomparável da carne, outro aspecto importante com o funcionamento do abatedouro é que obedecemos as leis que regem o processo de abate de forma humanitária, ou seja, o animal é abatido com métodos que trazem o mínimo de sofrimento”. Disse o Dr. Moab Fernandes.
Para o prefeito Luiz Jairo esse é um dos maiores orgulhos de sua administração. “O que nos dá prazer no serviço público é vermos a população usufruindo de serviços que ajudamos a construir. Estamos trabalhando incansavelmente para melhorar a vida das pessoas”. Argumentou o prefeito Luiz Jairo.
Veja outras fotos do antes e depois do Abatedouro CLICANDO AQUI.