QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO É DESTAQUE EM PALESTRA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Prefeitura de Upanema, através da Vigilância Sanitária, realizou nesta segunda-feira, 18, na Câmara Municipal, uma palestra para falar sobre a qualidade da água para o consumo humano.

Com o tema “Qualidade da água para o consumo humano”, a palestra foi ministrada pela biomédica e diretora do Laboratório Regional de Mossoró (Larem) Tassina Dantas Nogueira e contou com a participação da secretária de Saúde Gorethe Sales, inspetor da Vigilância Sanitária Erione Fernandes, presidente da Comissão de Defesa Civil (Comdec) Raimundo Teixeira, presidente da Colônia de Pescadores Dedé de Cafú, representantes do escritório local da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), professores e diretores de escolas, presidentes de associações rurais, agentes comunitários de saúde e população em geral.

Erione Fernandes destacou que o consumo de água de qualidade é de suma importância por diversos fatores como a prevenção de doenças. “Essa palestra foi importante para alertar sobre os riscos que o consumo de água contaminada representa, inclusive de doenças como diarreia e hepatite. Esse risco ainda existe nas comunidades rurais que não são abastecidas pela Caern”, ressaltou.

Tassina Nogueira reforçou que a palestra foi importante principalmente para as pessoas que consomem água de cacimbões e carros-pipas. “Existe o risco de essa água estar contaminada para o consumo humano e essa palestra foi para apresentar algumas medidas que podem minimizar os riscos. Com essas orientações, por exemplo, é possível reduzir o número de infecções intestinais nas escolas e na população da zona rural”, argumentou.

O público participante aprovou a iniciativa da prefeitura. Moradora do projeto de assentamento Sombreiro, a agricultora Jackeline Souza, 24 anos, disse que cabe agora a cada um colocar o aprendizado da palestra em prática. “Cada um deve fazer a sua, mas também cobrar maior rigor do Exército na fiscalização da água da operação carro-pipa”, disse, convocando a todos para contribuir.

Deixe um comentário