SELO UNICEF: UPANEMA GANHOU HOJE DOIS NÚCLEOS DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES

A Prefeitura de Upanema e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Comdica) realizaram, nesta segunda-feira, 11, o 1° Fórum para instalação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Upanema (NUCA) com o tema “Participação dos adolescentes nas políticas públicas”. O NUCA é uma das ações estratégicas de participação social para a conquista do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016.

O Fórum contou com a participação da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Leonilde Sobra, que representou o prefeito Luiz Jairo; vereadores Ibamar Costa (PR) e Aisamaque Dalyton (PT); articuladora local do Selo Unicef, Josenilda Costa; presidente do Comdica, Josadaque Carlos; Francinete Nunes, representando a Secretaria de Assistência Social; conselheiro tutelar George Inácio, representando o Conselho Tutelar; coordenadora das Equipes do Saúde da Família, Luíza Costa, representando a Secretaria de Saúde; secretário municipal de Assistência Social de Campo Grande, Jean Carlos Vieira, que apresentou uma palestra sobre o NUCA, estudantes adolescentes, professores, diretores de escolas e outros servidores municipais.

O Fórum foi aberto com a execução dos hinos municipal de Upanema e nacional brasileiro pela Banda Filarmônica Ivaldete Basílio. A Fanfarra Ritmos da alegria também se apresentou na recepção dos participantes.

Leonilde Sobral destacou que o Nuca estava sendo criado para ser o espaço para de discussão dos direitos e deveres dos adolescentes. “Temos algumas metas a atingir, como a redução da evasão e reprovação escolar, e somente juntos, com a participação dos adolescentes, será possível reverter esse quadro”, reconheceu.

Francinete Nunes disse que a criação do Nuca era um momento significativo, a criação de um espaço para discutir e refletir sobre as diversidade. “Todos vocês (adolescentes) devem aproveitar esse espaço, pois essa é oportunidade que vocês têm de participar e decidir”, ressaltou.

Josenilda chamou a atenção dos adolescentes para os seus direitos e deveres. “Vocês têm o direito de ter um ônibus novo, mas também têm a obrigação de cuida deste ônibus”, exemplificou. Ela também cobrou a participação de todos os adolescentes nessas discussões. “Essa é a hora de vocês mostrarem sua voz”, ressaltou.

Luíza Costa falou sobre o Selo Unicef e a importância da participação dos adolescentes em todo o processo de ‘conquista desse reconhecimento internacional’.

Jean Carlos Vieira informou que o município de Campo Grande busca o Selo Unicef pela segunda vez. “O selo é importante para o coletivo e não apenas para o prefeito. Se Upanema conseguir, todos vão sair ganhando, especialmente as crianças e adolescentes”, opinou.

O secretário falou sobre os passos para organizar o NUCA e as ações a serem realizadas, como a mobilização dos adolescentes, fanpage e música tema do grupo, oficinas, mapeamento das oportunidades para os adolescentes, entre outras.

Diante da demanda, foram criados dois Núcleos de Cidadania dos Adolescentes, cada um com 15 adolescentes, que passarão a acompanhar as necessidades e cobrar providências para que todos os adolescentes de Upanema tenham acesso a política públicas.

O estudante do 7° Ano da Escola Estadual Alfredo Simonetti, Adiel Bruno, 13 anos, topou o desafio de participar do Nuca e espera poder contribuir para melhorar a vida de todos os adolescentes. “Vou participar porque é uma oportunidade que a gente tem de debater nossas demandas. Espero que a nossa atuação possa fazer bem a sociedade em geral”, declarou.

Deixe um comentário