PROJETO VERNÁCULO VISITA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS NO PALHEIROS 3

Prefeitura de Upanema - Luiz Jairo - Upanema (43)

Fonte: Blog do Professor Josiel Gondim

Em parceria com a Prefeitura de Upanema, o Projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que tem por objetivo mapear, estudar e promover a arte popular e o artesanato dos diferentes municípios do Estado esteve em Upanema visitando a produção da esteira de palha da carnaubeira na Comunidade de Palheiros 3.

O coordenador de Turismo, Núbio de Melo, foi designado pelo prefeito Luiz Jairo para acompanhar e orientar a equipe à procura dos artesãos.

A equipe da Universidade se entusiasmou com a produção encontrada na Comunidade de Palheiros 3. Upanema foi a primeira cidade do Oeste a fazer a amostra aos educadores, que ao final, ganharam duas esteira, e um cinto de couro (produzido na comunidade), que ficará exposto no museu Câmara Cascudo, em Natal.

A equipe, formada por 6 pessoas, era composta pelo professor do departamento de artes, Everardo Ramos, professor de designer gráfico, Olavo Bessa, Alexandre Santos, do departamento de comunicação social, pesquisadora e restauradora do museu Câmara Cascudo, da UFRN, Jailma Medeiros, e as alunas Helena Cortez (artes) e Elisa Sampaio (designer), todos ligados a UFRN.

Em Palheiros, a equipe foi recepcionada pela presidente da “Associação Comunitária Seguindo em Frente”, Antônia Rita, e os artesãos Rosenildo Vieira (Rosado) e Rita Antônia. A associação foi fundada há 4 anos e reúne hoje 138 associados. A entidade foi criada com o objetivo de reunir e organizar todas as artesãs que fabricam a esteira e o cinto de palha para vender à Petrobrás.

“Esta visita a Upanema foi sem dúvidas uma grande experiência e de extrema importância para nossa equipe e o projeto, pois pudemos conhecer o artesanato de Upanema como parte do que é feito em todo o Rio Grande do Norte. Eu não fazia ideia de tudo isso que é feito aqui em Upanema e esse trabalho que é desenvolvido pela associação”, disse Helena Cortez – Bolsista do curso de Artes da UFRN.

“Estamos retornando para Natal com um acervo de material muito grande, entre vídeos, fotografias e as próprias peças de artesanato. Estamos organizando tudo isso e vamos produzindo produtos a partir deste material. Como fazemos parte da universidade, claro, sempre fazemos publicações em revistas especializadas, congressos, são essas as diferentes ações que estamos fazendo em paralelo com essas viagens”, destacou Everardo Ramos, professor do departamento de artes da UFRN. e continuou dizendo:  “O apoio que recebemos da Prefeitura de Upanema tem sido muito importante desde o primeiro contato que tivemos. Graças a isso o trabalho tem se desenvolvido melhor nos municípios onde encontramos um apoio e uma acolhida como a que recebemos aqui em Upanema, que nos deu total apoio. Haja vista que somos orientados por pessoas da própria cidade aos locais onde é fácil encontrar esse artesanato. É muito importante esse contato harmonioso com a prefeitura, têm locais que nem respostas aos ofícios nós temos”, ressaltou.

Clique nas miniaturas para ampliar as imagens

Deixe um comentário