O último sábado, 19, foi especial para as mais de cem famílias que moram no projeto de assentamento Monte Alegre, na zona rural de Upanema. Foi à presença do projeto Ação Cidadã, uma iniciativa da Prefeitura de Upanema, que mudou a rotina da localidade e permitiu o acesso a dezenas de serviços públicos.
Foi possível cortar o cabelo, verificar se o sorriso estava bonito no atendimento odontológico e depois cair na dança, até com direito de escolha> podia ser o forró dos idosos ou o Clube do Brega, iniciativa privada que acompanha a caravana do Ação Cidadã.
Foi possível também cuidar da saúde, nas consultas médicas e nos vários testes e exames, como testes de HIV, Sífilis e de Glicemia, e exame citopatológico. Além disso, a comunidade pode cuidar do peso e da saúde com o atendimento de uma nutricionista, entre outros serviços.
A recuperação das estradas de acesso a Monte Alegre, além da limpeza e identificação das ruas com placas, aliados a outros serviços como a recuperação da caixa d’água, associação comunitária, escola, praça e quadra de esportes, também melhoraram a vida de centenas de pessoas.
A atenção social também foi marcante e as famílias de baixa renda puderam se inscrever no Programa do Leite e no Casamento Comunitário, a ser realizado em breve pela prefeitura. Tiveram ainda a oportunidade de atualizar toda a documentação escolar e a foto, além de opinar sobre a qualidade da educação municipal através da Ouvidoria.
Destaque também para a atuação dos agentes comunitários de saúde e de endemias que visitaram todas as residências combatendo especialmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
E como se trata da zona rural, claro que não poderia faltar atenção à produção no campo. Pela primeira vez, Monte Alegre recebeu uma ensiladeira, uma máquina da prefeitura que colhe e faz, ao mesmo tempo, a ensilagem da lavoura do pequeno produtor.
O Ação Cidadã também combateu as drogas com a realização de palestra e uma caminhada pelas ruas de Monte Alegre. O prefeito Luiz Jairo, o vice-prefeito Juninho, secretários e coordenadores municipais, além de outros colabores do Município foram pra rua alertar Monte Alegre sobre a problemática das drogas. A caminhada foi puxada pela Banda Filarmônica Ivaldete Basílio e pela Fanfarra Ritmos da Alegria, que fizeram várias apresentações ao longo do dia.
O esporte também não foi esquecido e durante a inauguração da reforma, ampliação e instalação de iluminação da quadra de esportes, a prefeitura fez a entrega de material esportivo, ternos e bolas, para as equipes masculina e feminina de futsal.
O presidente da associação comunitária do Monte Alegre, José da Penha, disse que o Ação Cidadã chegou numa hora boa diante das necessidades da comunidade. “A gente estava precisando de uma reforma da caixa d’água que estava com um vazamento muito grande e também da quadra de esportes. Eu acho que o prefeito tem atendido muito bem a comunidade e, principalmente, se compararmos com os outros que nunca fizeram nada. Nós só temos a agradecer”, declarou.
O prefeito Luiz Jairo destacou que o Ação Cidadã oportuniza um contato mais próximo dos moradores para ouvir as necessidades básicas deles. “O mais importante é estar aqui no Monte Alegre e em outras localidades que já passamos para ouvir as reivindicações. Estamos indo em locais que outras administrações nunca foram para ouvir o povo e realizar as melhorias desejadas”, ressaltou.
O prefeito reforçou que a importância maior do Ação Cidadã é aproximar a prefeitura das comunidades. “Acredito que depois desta ação essa comunidade nunca mais vai ser a mesma. As ruas, por exemplo, não ficarão mais desertas. Depois da iluminação que instalamos, nós vamos ter jovens sempre jogando na quadra e a presença das pessoas em praça pública”, salientou.
O prefeito adiantou que o Ação Cidadã vai continuar atendendo a outras comunidades na zona rural e também na zona urbana.