1° FÓRUM COMUNITÁRIO REÚNE CENTENAS DE PESSOAS PARA DISCUTIR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UPANEMA

Centenas de pessoas de toda a sociedade participaram na manhã desta segunda-feira, 21, do 1° Fórum Comunitário de Upanema, realizado no Centro de Convenções Francisco Alex de Oliveira Neto e promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) com o apoio irrestrito da Prefeitura de Upanema.

O Fórum contou com a participação de representares da prefeitura, câmara municipal, promotoria pública, Comdica, sindicatos, igrejas, outras instituições e a população em geral. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Luiz Jairo; vereadores Carlinhos Professor, Oseas Monthalgan, Ferrari Oliveira e Ibamar Costa; secretários municipais André Teixeira, Cinthia Liane, Antônio Cândido, Kátia Medeiros, Rivanda Bezerra, Leonilde Sobral e Goreth Sales; pároco da cidade, padre Francinaldo Macário; representante da promotoria pública, Bruno Chaves; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserpup), Anatércio Oliveira; articuladora do Selo Unicef, Josenilda Alves; além da assistente social e palestrante Fernanda Kallyne.

O evento contou com apresentações culturais de Nilton Cesar (sax), Maykel Casuza (teclado) e Sinthia Marlieri (clarinete), integrantes da Banda Filarrmônica Ivaldete Basílio, e de crianças das igrejas Batista e católica.

Um momento de muita emoção foi à execução do Hino Municipal de Upanema com Sinthia Marlieri no clarinete e o coro de com as vozes de todos que estavam presentes no Centro de Convenções, que deram uma prova de amor pelo município.

O Fórum foi o pontapé inicial para a longa caminhada com o objetivo de Upanema conquistar, pela primeira vez, o Selo Unicef Município Aprovado, Edição 2013-2016.

O presidente do Comdica, Josadaque Carlos, disse que o Fórum era um momento de muita alegria por poder reunir tantas pessoas para discutir politicas para as crianças e os adolescentes. “Isso mostra que Upanema pensa sim nas crianças e adolescentes. Devemos buscar ações para garantir a igualdade, para que todas as crianças de desenvolvam sem violência e possam viver a sua vida em plenitude. Juntos, poderemos trazer esse selo para a nossa cidade e alcançar resultados significativos para melhorar a vida de crianças e adolescentes”, ressaltou.

O prefeito Luiz Jairo destacou que “este é um momento importante em que a sociedade e o poder público estão se organizando para oferecer um futuro melhor para as crianças e adolescentes, com mais dignidade e menos violência”.

O prefeito informou que todas as secretarias estão trabalhando num diagnóstico para conhecer a realidade de Upanema e, a partir dai, trilhar o caminho, através de diversas ações, para conquistar o Selo Unicef. “Vamos superar as dificuldades e atingir os indicadores exigidos pelo Unicef, pois a conquista desse Selo vai representar o sentimento de que avançamos nas políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes”, salientou.

Representando todas as crianças e adolescentes, a estudante Lara Raab Carvalho, de 13 anos, disse que a conquista do Selo é muito importante para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

Lara agradeceu a oportunidade de participar do Fórum. “Quero agradecer a todos os adultos e autoridades que estão permitindo que nós participemos dessa discussão, afinal nós somos os maiores interessados na efetivação da garantia dos nossos direitos”, falou.

A estudante agradeceu também pela sensibilidade do prefeito Luiz Jairo. “Sabemos que se o senhor (prefeito) não tivesse essa sensibilidade, o município não estaria concorrendo a esse selo, pois já deu para perceber que vai dá muito trabalho para todas as pessoas envolvidas. Mas isso mostra a sua responsabilidade e preocupação com o futuro da nossa cidade, porque, afinal, nós somos o futuro”, concluiu Lara.

A assistente social e ex-secretária de Saúde de Upanema, Fernanda Kallyne, apresentou um diagnóstico da realidade das crianças e adolescentes de Upanema e discutiu propostas para melhorar a vida deste público. Fernanda destacou que entre os problemas a serem combatidos estão o racismo, o envolvimento com drogas e a gravidez na adolescência. “O Selo vai contribuir para combatermos esses problemas, pois a sua conquista só será possível se reduzirmos esses indicadores”, observou Fernanda.

Após a apresentação do diagnóstico, foram formados seis grupos para discussão e apresentação de ideias para reduzir a desigualdade relacionada à renda, gênero, raça e etnia, condição pessoal, território e a idade.

Várias propostas foram apresentadas como a criação do Núcleo de Cidadania para Adolescentes, programado para 11 de agosto, e a realização da Semana do Bebê, além de ações mais diretas, incluindo a instalação de dessalinizadores para melhorar a qualidade da água na zona rural e a disponibilização de estes de HIV e Sífilis para gestantes e recém-nascidos.

Todas as propostas foram organizadas e analisadas logo após o Fórum m reunião da Comissão Intersetorial do Selo Unicef realizada na Câmara Municipal. A Comissão anunciou a realização da Semana do Bebê em outubro e analisou que o 1° Fórum Comunitário de Upanema foi um sucesso. “O Fórum mostrou que se todos se envolverem para ajudar nós vamos conquistar o nosso objetivo. Devemos lembrar que, diante de tantas coisas, o mais apaixonante do Selo Unicef são as ações que estão por trás desta conquista. É isso que nós queremos, justamente a efetividade das ações”, ressaltou Cinthia Lianne.

Deixe um comentário