Soltura de alevinos começou pela barragem de Umari, em Upanema.
Esta sexta-feira (25) foi dia de soltura de alevinos do Projeto Aquiflora. Os pontos escolhidos para a ação foram a barragem de Umari e a Passagem Molhada, em Upanema, e o Açude Morcego, em Campo Grande.
Os principais pontos de distribuição dos peixes foram em Upanema e Campo Grande
Além dos animais distribuídos nesses locais, cerca de 5 mil alevinos – entre piaus e curimatãs – foram entregues a pescadores para a soltura em açudes menores da região. Ao todo, 11 reservatórios foram beneficiadas com a soltura.
Parte dos animais foi entregue a pescadores para distribuição nos reservatórios menores da região
Os estudantes do programa Mais Natureza – promovido pelo Aquiflora em parceria com escolas da região oeste – também participaram da soltura. A ação foi realizada em alusão ao dia da Caatinga, que será comemorado no próximo dia 28.
Os estudantes ajudaram a soltar os animaizinhos na Passagem Molhada, em Upanema
A soltura também marcou o primeiro ciclo completo do programa de reprodução do Núcleo de Reprodução de Peixes Nativos do Projeto Aquiflora, instalado e operando na Aquicultura Lawrence. Segundo o coordenador do Projeto, José Salim “novos ciclos vão repetir-se de agora em diante para o repovoamento e recuperação da fauna aquática nativa do sertão; até porque as operações de piscicultura do Núcleo contam com água de nascentes perenes”.
Fonte: Blog-Aquiflora